A implantação de uma das maiores usinas de energia fotovoltaica do Brasil recebeu o ponta pé inicial hoje, dia 31 de março, em Jequitinhonha. A instalação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, através do prefeito Nilo Souto.

A instalação será realizada pela empresa de energia fotovoltaica Santa Cruz, em parceria com a empresa espanhola Solatio, referência mundial neste ramo.

O investimento para a usina em Jequitinhonha está com precisão de mais de R$6 bilhões gerando, aproximadamente, 2.300 empregos diretos.

De acordo com informações da empresa Santa Cruz, a previsão é de início das obras em 2023 e a primeira etapa de funcionamento em 2025. O funcionamento da planta completa está previsto para 2026.

Para o prefeito Nilo Souto "hoje é um dia histórico para nós, porque nós podemos anunciar a chegada dos proprietários da Solatio. A empresa que irá montar essa mega indústria aqui na nossa cidade".

"Isso veio coroar o nosso esforço, empenho e todo o trabalho realizado desde janeiro do ano passado quando assumimos a Prefeitura. Essa empresa vai gerar renda para a cidade, o comércio vai melhorar, Jequitinhonha vai tomar um impulso econômico muito grande. E iremos correr atrás de mais indústrias para finalmente resolvermos o problema de geração de emprego na cidade", concluiu o prefeito Nilo.

Durante a ocasião, também foram entregues vinte títulos de propriedade por meio do projeto de Regularização Fundiária em Jequitinhonha.