Quatro em cada dez brasileiros com mais de 18 anos estão com dívidas em atraso. Mas até sexta-feira (15), 50 credores estão dando descontos para ajudar o consumidor a pagar a dívida, a limpar o nome e a recuperar o crédito.

Só este ano um milhão e meio de brasileiros não conseguiram pagar suas dívidas. Ao todo 55,6 milhões de pessoas no país estão com dívidas em atraso. É o maior número de inadimplentes desde o início do ano.

Desemprego e juros altos tornam o sufoco ainda maior. O brasileiro tem em média quatro dívidas que não está conseguindo pagar e deve em média R$ 4.220 mil. Muitas dessas contas são com remédios e mensalidades escolares. 

Grandes lojas e bancos também participam do feirão pela internet. No site, o consumidor se cadastra e consegue ver para quem está devendo, o tamanho da dívida e as condições de pagamento. São até 150 acessos por minuto. A procura é tanta que o feirão que terminaria na semana passada foi prorrogado até sexta-feira.

“Consumidores em média têm conseguido 60% de desconto que pode variar chegando até 80%, 90%, dependendo do tipo de dívida, e também o prolongamento de prazos para o pagamento”, explica o diretor da Serasa Experianx, Vander Nagata.