A sala de operações do 44° BPM – Batalhão da Polícia Militar –  em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, recebeu uma ligação pelo número 190. Do outro lado da linha, a Sra. N.A.D. relatou ao policial que atendeu à ligação que sua amiga N.T.A. apresentava uma forte hemorragia na região vaginal, problema este decorrente de um mioma. Ambas estavam no Bairro Cidade Nova.

A solicitante foi orientada a acionar a equipe do SAMU, no entanto, ela relatou que já teria discado o número 192, mas que havia obtido como resposta que a situação acima citada, não era caso de urgência/emergência, sendo orientada a levar a amiga por meios próprios. Mesmo assim, o soldado Ramalho, despachante do 44º BPM, acionou o SAMU, e repassou a situação, sendo ele também orientado pelo médico de plantão, Dr. Romualdo, que a situação não era de emergência, e que o SAMU somente atende emergência/urgência.

Diante da situação, os militares se prontificaram a efetuarem o atendimento na viatura, e se deslocaram até onde se encontrava a enferma. Quando chegaram ao local, os militares encontraram com a senhora Nicélia sentada, transpirando bastante, e com um forte sangramento na região vaginal. Ela disse ainda que está aguardando a cirurgia a vários anos, e que após uma ação judicial, o Ministério Público ordenou que fosse efetuada a cirurgia, a qual estava agendada para o início deste ano.

Diante da gravidade, os militares a atravessaram através da balsa, e a encaminharam até o Hospital Deraldo Guimarães, onde foi atendida de imediato pelo médico de plantão; após o apoio, o banco da viatura ficou encharcado de sangue, proveniente da hemorragia.

A solicitante foi orientada quanto às demais providências. Foi feito contato telefônico com a seção de Recursos Humanos do SAMU, pelo telefone 33-3521-0508, onde o psicólogo Alexandro Victor Neves, foi cientificado do ocorrido, e relatou que os responsáveis se encontravam em reunião.

DATA/HORA DA CHAMADA FEITA PELA SOLICITANTE: 20/03 (SEX) 7H05 DURAÇÃO 00H:01MIN:57SEG