O presidente da Câmara Municipal de Almenara, Romércio Gobira, acompanhado pelo deputado reeleito por Minas Gerais, Dr. Jean Freire, esteve na BR -367, onde, na madrugada desta segunda-feira (10) no trecho que liga as cidades de Almenara a Jacinto uma parte da BR desabou.

A ponte metálica LSB “Logist Support Bridge” construída pelos militares da 23.ª Companhia de Engenharia de Combate (23.ª Cia E Cmb), da cidade de Ipameri-GO, foi retirada do local por falta de verbas para manter os militares no local. Com isso, foi construído um desvio com manilhas.

Como o volume de água foi acima de média, as manilhas não comportaram o volume d'água do Córrego Rubim do Sul após as chuvas e o aterro foi destruído pela correnteza. Motoristas estão realizando desvio por Rubim pela estrada de Conceição.

O caminho é indicado apenas para automóveis menores, pois, não é pavimentado e oferece risco de caminhões atolarem. Outra possibilidade é o uso de balsa terceirizada que passa por Avaí, distrito de Jacinto.

A ação de Romércio Gobira e do deputado é Jean Freire visa acelerar as ações dos órgãos competentes para que a situação seja resolvido o mais breve possível. Todas as medidas já estão sendo tomadas para esta finalidade.

Em nota, o DNIT informou que as equipes estão mobilizadas para resolver a situação e atuam em duas frentes que são de estudos de rotas alternativas e de reconstrução do aterro, assim que houver condições técnicas. O órgão não esclareceu quando o trecho deve ser liberado para trânsito.