Detalhes do evento foram discutidos por membros do conselho da comenda, em reunião realizada nessa terça-feira (14/8/18), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O subsecretário de Cerimonial e Eventos do Governo do Estado, Bruno Rosa, informou que a cerimônia acontecerá às 11 horas e está prevista uma Vesperata (tradicional apresentação musical da cidade) na noite anterior. Ainda de acordo com ele, os representantes do conselho têm até o próximo dia 20/8 para encaminhar as listas com os nomes dos agraciados.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, reforçou a importância da medalha como forma de reverenciar o passado de um dos maiores estadistas do País. “Queremos, mais uma vez, homenagear pessoas de relevância, que estão deixando um legado positivo para o Brasil, assim como JK deixou”, disse.

O diretor de Comunicação da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado, representou o Parlamento mineiro no encontro.

Comenda – A Medalha JK foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 12 de setembro de 1902. A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”.