De iniciativa e patrocínio da Dra. Maria Eunice Miranda Donato (filha primogênita de Olindo de Miranda e Eunice Itapagipe Cecillo Silva), a antiga residência de seus pais está passando por um processo de restauração, iniciado em fevereiro do corrente ano.

A seu pedido, o trabalho de restauração deste edifício de valor histórico-cultural para o Vale do Jequitinhonha, está sedo monitorado criteriosamente pelo economista Evandro Miranda (sobrinho de Olindo de Miranda), que também atua como pecuarista em Almenara. O eixo central deste palacete é um chalé, que foi construído por Miranda nos anos vinte do século passado. Posteriormente, em 1950, foram incorporadas ao chalé duas torres (lateral e frontal), assim como a suíte do casal, voltada para a Rua Belo Horizonte, o que lhe conferiu o formato de um “castelo” como é chamado pelos almenarenses.

A restauração, em curso, obedece quatro etapas sequenciais, sendo que a primeira delas consistiu em reparos na estrutura do piso superior e telhado do chalé, envolvendo reforços em sua cumeeira, terças e esteios, assim como nas peças de madeira que sustentam o forro original desta construção quase centenária.

A segunda etapa, envolveu reparos na cúpula da torre lateral do “castelo”, que recebeu nova massa de cimento e posterior revestimento com manta emborrachada, realçando o branco original.
Essa etapa envolveu ainda a troca de telhas danificadas, inclusive da torre frontal, assim como o encaliçamento do telhado e reparos no painel do forro externo da suite lateral.

A terceira etapa envolverá reparos na parte interna do antigo chalé e também nas duas torres a ele anexadas, assim como na suite do casal Olindo e Eunice.

Por último, será feita a pintura geral do palacete, cuja fachada recuperará sua cor original: amarelo. Prevê-se que, até outubro do ano em curso, o restauro do “castelo” esteja concluído, recuperando o brilho do passado.