Aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na sala de reuniões da Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj), uma importante reunião para tratar de assuntos sobre o projeto "Cooperação técnica para socialização de conhecimento em sistema integrado de produção agropecuária no Baixo Jequitinhonha". Participaram do encontro os representantes da Embrapa, Nova Ambaj, Emater, EPAMIG, SENAR-MG, IFNMG, SEBRAE e prefeitos de diversas cidades do Vale. Reunião teve como meta principal definir as principais diretrizes para início dos trabalhos.

A iniciativa da parceria foi tomada pelo presidente da Nova Ambaj e prefeito de Bandeira, Antônio Rodrigues que, há mais de um ano, durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT) realizada em Sete Lagoas procurou a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) com a finalidade de firmar convênio de cooperação técnica. O objetivo é realizar ações conjuntas visando a adoção de Boas Práticas Agrícolas e o desenvolvimento sustentável da agropecuária e para promover o desenvolvimento de cadeias produtivas agropecuárias na região do Baixo Jequitinhonha.

(Presidente da Nova Ambaj, Antônio Rodrigues, durante assintura do convênio com a Embrapa em maio de 2017 em Sete Lagoas)

Conforme explica o agrônomo da Embrapa Marco Aurélio Noce, diversos estudos têm demonstrado que os princípios das Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e dos sistemas integrados de produção apontam para oportunidades de otimização de insumos, com redução de custos, sem perdas de produtividade, resultando em maior rentabilidade e qualidade de vida.

“Nesse sentido, é papel das empresas de pesquisa e de extensão rural apoiar os agricultores oferecendo ferramentas e serviços que possibilitem uma exploração agrícola econômica, social e ambientalmente sustentável”, afirma Marco Aurélio.

Para o desenvolvimento dos trabalhos na região, será implantado na cidade de Jequitinhonha — que foi escolhida por preencher todos os requisitos necessários —, a Unidade de Referência Técnica (URT) com foco em sistemas integrados de produção agropecuária, de acordo com as demandas levantadas.

A URT que será implantada em Jequitinhonha terá o propósito de validar as recomendações de BPA propostas e apoiar atividades de transferência de tecnologias, tais como dias de campo, cursos e visitas técnicas. Essa unidade visa a construção coletiva de conhecimentos, com diálogo horizontal entre ensino, pesquisa, extensão e o agricultor. Levantamentos prévios das demandas e necessidades dos produtores rurais da região permitiram identificar alguns temas que podem ser trabalhados, buscando a melhoria dos processos produtivos. Entre eles, estão: manejo e conservação do solo; captação de águas superficiais de chuvas; alimentação animal no período de seca; mandiocultura; manejo da irrigação; gestão das propriedades leiteiras e de bovinocultura de corte.

Nova Proposta

Após esta reunião da parte da manhã, os membros do Comitê Gestor Técnico se reuniram no período da tarde, na Nova Ambaj, para pontuar as principais ações do projeto, quando foi proposto pela ANATER ( Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), que um novo projeto fosse elaborado para que todos os municípios associados à Nova Ambaj recebam uma Unidade de Referência Técnica (URT). Esta idéia foi acolhida com muito entusiasmo por parte do Comitê Gestor Técnico que já tem até data marca para uma nova reunião para tratar especificamente deste assunto. Assim, não só Jequitinhonha, mas todos os municípios associados à Nova Ambaj possam ser agraciados.

Para o Antônio Rodrigues, presidente da Nova Ambaj e prefeito de Bandeira, esta é uma importante parceria para fortalecer a agricultura e a pecuária do Baixo Jequitinhonha. Segundo Antônio, o Vale do Jequitinhonha tem um grande potencial, tanto na sua gente quanto em seu território, e este é um fator que precisa ser potencializado.

(Prefeito Antônio Rodrigues faz abertura do envento agradecendo aos participantes)

O prefeito Roberto Botelho, da cidade de Jequitinhonha — que foi escolhida por preencher todos os requisitos necessários para a implantação da Unidade de Referência Técnica (URT)—, o encontrou foi um momento muito importante, pois, conseguiu levar a cidade uma URT da Embrapa. “Mostramos para os técnicos que, Jequitinhonha preenche todos os requisitos para sediar esta unidade. Espero que essa URT traga novas tecnologias para que possamos conviver melhor com o semiárido mineiro e enfrentar melhor o período de seca” afirma Botelho.

(Roberto Botelho e equipe da Embrapa em visita a área onde será implantado a URT em Jequitinhonha)

Roberto Batista, prefeito de Mata Verde, compartilha pensamentos dos demais colegas da região e acredita que a Unidade de Referência Tecnológica, a ser implantada na região, precisamente em Jequitinhonha, com subsede em Mata Verde, traga novas técnicas para que se possa enfrentar de forma inteligente os longos períodos de seca e fomente o desenvolvimento de várias culturas, inclusive com adoção dos princípios de Boas Práticas Agrícolas (BPA) por meio da socialização de tecnologias.

(Prefeito Roberto Batista durante encontro em Almenara onde foi discutido os últimos detalhes para iniciar os trabalhos da Embrapa na região)

Para o prefeito anfitrião da reunião, Ademir Gobira, o sucesso de todos desta parceria vai trazer benefícios nunca vistos na região do Baixo Jequitinhonha e que a cidade de Almenara estará plenamente pronta para apoiar naquilo que for preciso. “Quero parabenizar a todos os envolvidos neste grande empreendimento e vamos juntos trazer mais este avanço para nosso povo” disse o prefeito.

(Prefeito de Almenara, Ademir Gobira, fala sobre importante parceria entre a Embrapa e a Nova Ambaj)