O sonho da estudante Riane David Almeida de ser médica terminou na madrugada desta segunda-feira (23), quando ela se tornou uma das sete vítimas de um grave acidente na BR-116, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ela estava em um ônibus que seguia de Itaobim, também no Vale do Rio Doce para Belo Horizonte.

O ônibus de viagem foi atingido por uma carreta que ficou desgovernada depois que o motorista de uma caminhonete invadiu a contramão. Existe a suspeita que o motorista que causou o acidente estivesse embriagado. 

Riane tinha apenas 20 anos e era natural de Teófilo Otoni, mesma cidade do policial militar aposentado José Maria Gomes Fernandes, que tinha 62 anos e também morreu.

A idosa Marialdina Otoni Silva de 65 anos natural da cidade de Almenara, é outra vítima do acidente. Foram identificadas também Nelilda Ferraz Gomes e Ivonete Rocha Gomes Rafael, porém sem detalhes dessas vítimas. 

Uma outra vítima ainda não foi identificada também morreu no local do acidente. Totalizando seis vítimas que morreram na hora. 

Já um homem de 39 anos morreu no Hospital Municipal de Governador Valadares. Reginaldo Oliveira não resistiu aos ferimentos e faleceu logo depois de dar entrada no hospital. Ainda não foi informado em qual veículo ele estava. 

Feridos 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há ainda 13 feridos, sendo que cinco deles foram socorridas em estado grave e os outros 8 com ferimentos leves. Entre os feridos graves está o motorista da caminhonete. O motorista do ônibus e o da carreta nada sofreram.

Quem se machucou mais gravemente foi socorrido para o Hospital Municipal de Governador Valadares, já os feridos mais leves foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Governador Valadares.

Por meio de nota,  o hospital informou que duas mulheres estão internadas estáveis e duas estão em estado grave. Um homem teve fraturas na bacia, passou por cirurgia e está internado estável. Uma outra mulher chegou a ser atendida no hospital, mas já foi liberada. 

Todos os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Governador Valadares e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

"Nós tivemos muita dificuldade para socorrer as vítimas porque elas ficaram presas as ferragens. Eram muitos feridos e os tubos de metal cairam no ônibus, dificultando ainda mais o socorro", contou o Subtenente Ailton Alves da Silva, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares.  

Dentre os feridos há moradores de Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Almenara e Itaobim. 

O ônibus era da empresa Vale Viagens e foi fretado para fazer a viagem de Itaobim para Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, havia 44 passageiros no ônibus. 

O acidente 

Na versão do motorista do ônibus, fornecida pela empresa Vale Viagens, administradora da linha, a caminhonete estava trafegando a frente do ônibus de viagem, quando bateu na carreta que estava  no sentido contrário.

O motorista da carreta perdeu o controle da direção, tentou desviar, mas a carga de tubos metálicos acabou caindo em cima do ônibus.

A Empresa informou ainda que o motorista do ônibus está em estado de choque e que está acompanhando o estado das vítimas. Os passageiros sem ferimentos seguiram viagem em outro veículo ou retornaram para para Itaobim.

A informação foi a mesma repassada pelo motorista da carreta para o Corpo de Bombeiros. "O condutor da carreta disse que a caminhonete invadiu a contramão ele tentou desviar, mas acabou batendo de frente, porém na lateral do ônibus", contou o subtenente. 

Motorista da caminhonete pode ter bebido

Existe a suspeita que o motorista da caminhonete estivesse bêbado, no entanto, como ele se feriu gravemente não foi possível fazer o teste do bafômetro. Segundo a PRF tinha latas de cerveja dentro da caminhonete e testemunhas disseram que ele trafegava na via em zigue-zague. 

Um exame será feito no Hospital Regional para descobrir se ele tinha bebido. O acidente ocorreu por volta de 0h e o socorro das vítimas durou até quase 2h da manhã. O trânsito chegou a ficar interditado até por volta de 3h30.

Atualizada às 11h54 / O Tempo