Junto a uma comitiva de representantes da sociedade civil organizada e poder público municipais, o parlamentar reuniu-se com o alto escalão da Segurança Pública mineira. O primeiro encontro foi com o Secretário Estadual Adjunto de Segurança Pública, Aílton Lacerda; o Assessor Institucional da Polícia Militar, Cel. Webster Wadim Passos Ferreira de Souza; o Assessor Institucional da Polícia Civil, Delegado André Pelli e o Assessor Institucional do Corpo de Bombeiros, Capitão Alberto Morais Tresinari. 

Em seguida, os araçuaienses estiveram com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes.

“Fiz questão de reunir estas pessoas para um apelo apartidário para que Araçuaí tenha um olhar diferenciado por parte do governo. Afinal, temos que tratar os diferentes, historicamente negligenciados, de maneira diferente”, clamou Dr. Jean. 

Delegado

“Os araçuaienses não estão conseguindo sentir a sensação de segurança nem objetiva nem subjetiva”, resumiu Dr. Jean Freire ao relatar que todas os municípios da comarca de Araçuaí estão praticamente sem delegado. Isto porque, segundo os presentes à reunião, o delegado de Araçuaí, Cristiano Castelucci — designado ao local por intervenção de Dr. Jean (Relembre AQUI) — está tendo que realizar plantões em Pedra Azul também. “Tirar delegado do Vale do Jequitinhonha para outras regiões do Estado é, historicamente, a coisa mais fácil. Levar para lá é que é bastante difícil”, desabafou Dr. Jean. 

    O que diz o governo 

Os representantes governamentais comprometeram-se a buscar alternativas para a designação de um delegado para Araçuaí. “Não será fácil, mas tentaremos”, garantiu o Secretário Aílton Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, está sendo discutida a possibilidade de implantação, em Minas Gerais, de um plantão virtual dos delegados. O gestor ventilou a perspectiva da comarca de Araçuaí instalar o projeto-piloto. 

Além disto, o Delegado André Pelli sugeriu a união de forças com o Legislativo para que os concursos para o setor sejam com maior regularidade e com cláusula que impeça a transferência de município antes de dois anos de atuação. 

Frota, efetivo, peritos criminais, agentes penitenciários e força tarefa

Os apelos da comitiva — composta pelo presidente e a integrante do Conselho de Segurança de Araçuaí (Consep), Carlos Henrique e Silvana Ferreira, respectivamente; os(as) vereadores(as) Sinha, Tiãozinho, Cláudio e Carlindo Dourado (presidente da Câmara Municipal); José Gilvânio Almeida, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçuaí (Acia); coronel aposentado Gilvan de Almeida Sá (ex comandante geral do Corpo de Bombeiros, nascido em Araçuaí) e o Secretário Executivo do Território Médio e Baixo Jequitinhonha, Dalmo Gonçalves Costa — não pararam por aí. 

Foram solicitados ao alto escalão do governo, ainda: o aumento do efetivo de policiais militares nas ruas de Araçuaí e região, melhorias e incremento da frota de viaturas, realização de forças-tarefas para contenção da criminalidade, maior número de agentes penitenciários para o presídio e albergue, e um perito criminal exclusivo para o município. 

“Sobre o albergue, precisamos de atenção levando-se em consideração que a reinserção social é também um incremento contra a criminalidade”, lembrou Silvana Ferreira, do Consep. 

Quanto ao perito criminal, o coronel Gilvan de Almeida Sá ressalta que, até o perito de Pedra Azul deslocar-se para Araçuaí, cadáveres têm ficado expostos nas ruas, o que demanda o deslocamento dos poucos PMs para evitar a aproximação de curiosos. 

    O que diz o governo

Quanto ao número de peritos criminais, os representantes do governo informaram estar em andamento projeto para conclusão de concurso público para o setor até maio deste ano. 

Sobre o aumento do efetivo policial, o Comandante Geral da PMMG afirmou haver cerca de 700 policiais em formação na atualidade. E comprometeu-se a checar a possibilidade de alocação de alguns em Araçuaí. “Reforço, apenas, que, a pedido de Dr. Jean Freire, já foram descolados 11 policiais para este município no ano passado”, lembrou. 

Reconhecimento

Tanto o Secretário de Estado quanto o Assessor Institucional da Polícia Civil ressaltaram o trabalho de Dr. Jean pela segurança do Vale do Jequitinhonha. 

“Ressalto o empenho do deputado. Ele sempre está aqui tentando viabilizar conosco soluções para os problemas”, afirmou Aílton Lacerda. 

Para André Pelli, são poucos os parlamentares que têm a consciência de que não adianta tirar um delegado de uma cidade e enviar para outra. “A maioria só pensa em atender as suas bases, sem lembrar que não adianta ‘desvestir um santo para vestir o outro’”, parabenizou. 

Violência contra a mulher

Esta temática também foi apresentada por Dr. Jean Freire em ambas as reuniões, solicitando auxílio para proteger as moradoras do Vale. 

Defesa Civil x Seca

Presente na segunda agenda, o Coordenador da Defesa Civil mineira, Coronel PM Fernando Antônio Arantes, reafirmou seu compromisso no atendimento às áreas rurais de Araçuaí. Sobretudo com o fornecimento de água durante o período da seca. “Nosso trabalho é voltado para os mais necessitados e com foco em tragédias”, enfatizou. 

 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação