O município de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, comemora 69 anos de emancipação política neste sábado (20). A programação especial organizada pela prefeitura começou na sexta com shows musicais; a abertura oficial do evento foi neste sábado, feriado municipal, e contou com o tradicional bolo de aniversário de 6,9 metros. Ele foi cortado e distribuído para as pessoas que estavam na Praça da Bíblia.

Muitas famílias participaram da programação nesta manhã e as crianças se divertiram no pula-pula e na cama elástica. As festividades seguem até domingo (21) e será encerrada com apresentação da Banda Gertrudes.

O município considerado ‘Cidade Mãe do Vale do Aço’ tem pouco mais de 110 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. A história do município mineiro começou muito antes de sua emancipação, em 20 de janeiro de 1948. Segundo a prefeitura, na década de 1920, com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o município começou a desenvolver economicamente, nesta época foi construída a Estação do Calado, que deu nome ao povoado que se elevou a distrito de Antônio Dias em 1927, só emancipando anos depois.