Os serviços de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão suspensos em cidades do Leste de Minas, a partir desta quinta-feira (19) até o próximo dia 25; a suspensão deve-se às mundaças do zoneamento, que reduziu 45 zonas eleitorais no estado. No período, as zonas eleitorais passarão por adequações.

Ficam suspensos todos os serviços e atendimentos, como alistamento, transferência, alteração de local de votação, atualização cadastral e fornecimento de certidões.

O rezoneamento eleitoral foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de extinguir e remanejar zonas eleitorais que não atendam aos critérios estabelecidos nas normas editadas sobre a matéria. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passarão a integrar novas zonas eleitorais.

Nas cidades com atendimento afetado, os serviços estão limitados ao protocolo de documentos que não dependam do acesso ao cadastro de eleitores, como processos judiciais e desfiliação partidária. Os serviços fornecidos via internet não sofreram alteração.

A lista de cidades afetadas pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).