Câmara Municipal de Almenara, representada pelos vereadores Dilson Ferreira da Silva (Dilsim - vice-presidente) e Natanael Dias de Sousa (Nata da CDN), sediou e participou, nessa quinta-feira, 5 de outubro, de Audiência Pública sobre o método APAC. O objetivo foi o de expor e debater acerca da metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. O evento foi promovido pela direção do Foro da Comarca de Almenara e faz parte do Programa Novos Rumos, do TJMG - Tribunal de justiça do Estado de Minas Gerais.

A audiência reuniu diversos segmentos da sociedade local e foi prestigiado por várias autoridades, entre elas o Juiz de Direito Dr. Dimas Ramon Esper (diretor do Foro da Comarca de Almenara), Dra. Fernanda Fiorati (promotora de Justiça da Vara de Execuções Penais da Comarca de Almenara), Dr. Nangel Cardoso (procurador do Município de Almenara e representante do prefeito Ademir Gobira), Washington Araújo (presidente da APAC/Almenara), Dr. Mateus Queiroz de Oliveira (Juiz de Direito da Comarca), Dra. Karla Dolabela (Juíza de Direito da Câmara), Dr. Igor Castro (promotor de Justiça da Comarca), 2° Ten. André Alves Lemos (representante do Ten. Cel. Júlio César - comandante do 44° BPM), dentre outros.

Os debates foram intermeditados pelo Juiz Dimas Ramon Esper e por Washington Araújo, que responderam a várias perguntas do público acerca do funcionamento da APAC. Presente à audiência uma comitiva da APAC/Pedra Azul, composta por Gláucia Reis Dias (presidente da APAC/Pedra Azul), Adilza Mendes (encarregada de segurança) que auxiliaram nas respostas sobre o funcionamento de uma APAC; além de Wesley dos Santos Paula (inspetor de segurança) e Célio Garcia de Souza, recuperando do Regime Fechado/APAC Pedra Azul que fez depoimento sobre sua vida na associação e descreveu fatos extraordinários de sua recuperação, a qual culmina atualmente com a realização de um curso superior.

Importante destacar que o objetivo primordial da audiência foi o de sensibilizar e mobilizar todos os segmentos organizados da sociedade almenarense, com a finalidade de implantar uma unidade da APAC neste município, compartilhando com os interessados, autoridades, lideranças e comunidade em geral, as experiências bem sucedidas das APACs já em funcionamento, como a unidade de Pedra Azul.

Ressalte-se que a APAC de Almenara é uma realidade, inclusive na oportunidade o Juiz Dr. Dimas Esper apresentou o projeto da unidade local, cujo terreno teve cessão da Prefeitura e posteriormente confirmado pelo Legislativo Almenarense. O presidente da APAC/Almenara, Washington Araújo, destacou na ocasião que somente com a participação efetiva e voluntária da comunidade é possível implantar e desenvolver a metodologia apaquIana.