A CÂMARA MUNICIPAL DE ALMENARA, representada pelo Vereador Natanael Dias de Sousa (Nata da CDN), esteve presente, na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, no Fórum Regional Permanente de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres dos Municípios do Baixo Jequitinhonha.

O evento aconteceu no Auditório do Ministério Público/Almenara e reuniu representantes de vários órgãos e entidades que defendem os direitos das mulheres, tais como MPMG (representado pela Promotora Dra. Fernanda Fiorati), Dra. Fádua Chequer e Cézar Conceição (CIMOS - Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais/MPMG), Sônia Novaes (Representante do Prefeito Ademir Gobira e da Secretaria Municipal de Assistência Social), Dra. Ludmila (OAB/Mulher), Maria Auxiliadora (Representante da Comissão de Mulheres da Fetaemg), Lisian (Mobilizadotá do Fórum), Raquel Gobira e Dionísio (Assessoria Parlamentar do Deputado Estadual Dr. Jean Freire), dentre outras autoridades.

O Fórum teve como objetivo acompanhar a rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres nos municípios da região, para incentivar a realização de ações e propor iniciativas regionais no avanço e qualificação nos serviços prestados às mulheres em situação de violência. Por exemplo: promoção de capacitações para os profissionais técnicos e representações da sociedade civil.
O Fórum também visou articular os municípios em torno de demandas que necessitam unir esforços, como, por exemplo, algumas pautas colocadas na Audiência Pública realizada em novembro de 2016 na cidade de Almenara. Dentre elas, a criação do Centro de Referência da Mulher, casa de acolhimento, patrulha de prevenção à violência doméstica da Polícia Militar, Plantão 24 horas em Delegacias da Polícia Civil, dentre outras.

Pautas de trabalho: "Desafios acerca da garantia dos Direitos das Mulheres"; "Debate em plenário acerca das exposições"; "Organização interna do Fórum (indicações das representações por município, estabelecimento da Secretaria Executiva, periodicidade das reuniões)"; "Levantamento de pautas prioritárias, para serem trabalhadas, discutidas e acompanhadas pelo Fórum" e "Propostas de ações para realização nos municípios, visando o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres (Exemplo: Outubro Rosa, 25 de Novembro - Dia Internacional de Não Violência contra a mulher)." E no encerramento do Fórum: Encaminhamentos finais.