Uma foto da Escola Estadual Conde Afonso Celso foi compartilhada nas redes sociais pelo economista Evandro Miranda, colunista do Diário do Jequi, onde mostra o lançamento da pedra fundamental desta tradicional instituição de ensino, ocorrido em 1947.

Na foto aparece no centro o Padre Otaviano, ladeado à esquerda por José de Miranda conhecido como Juca Miranda (Prefeito em Exercício) e Olindo de Miranda (Presidente da Câmara Municipal).
À direita, vê-se as professoras Rita Otoni de Miranda, Mary, Maria de Lourdes (ou Dae Miranda) e Rosália da Cunha Peixoto, sobrinhas do então Prefeito Municipal.

Atrás, a mestra e pioneira Maria Cristina Ferraz da Silva: a primeira diretora desta escola, cujas origens remontam ao ano de 1910, quando foram criadas as Escolas Isoladas, posteriormente, transformadas nas Escolas Reunidas de Vigia.

No prédio aos fundos, funcionaram as Escolas Reunidas de Vigia, situado na Rua Barão do Rio Branco (atual Rua Capitão Zeca), que passou a abrigar, posteriormente, a Coletoria Estadual de Almenara por longos anos. O garoto ao lado do padre é Sabino Juvêncio de Miranda e Silva e a garota é Maria Eunice, ambos filhos do casal Olindo e Eunice.