O presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Adair Otaviano, convocou os representares do legislativo para uma reunião de caráter emergencial com dois objetivos: para que eles assinassem o pedido de uma instauração contra a COPASA e para ouvir os esclarecimentos do superintendente regional da empresa.

O município está há uma semana sem abastecimento de água desde o dia 07/09 última quinta-feira, dezenas de bairros sofrem com o desabastecimento. Vale ressaltar que no mês passado após fiscalização dos tanques de armazenamento de água da Estação de Tratamento de água (ETA), do Rio Itapecerica, mais de 2 milhões de litros de água dos reservatórios da Copasa, foram dispensadas, por não apresentarem condições de consumo humano. Em denúncia realizada de que a água estava chegando à casa de moradores com mau cheio e cor amarelada.

Para cobrar respostas da COPASA em relação ao descaso da empresa com a população, uma reunião com os 17 vereadores e com representantes da Prefeitura e da COPASA foi promovida na Câmara Municipal.

Segundo o representante da empresa, a falta de água se deve a uma falha nos equipamentos durante o último feriado. Os vereadores se mostraram insatisfeitos com as justificativas apresentadas e criticaram a inexistência de um conjunto de bombas reserva, a falta de comunicação e transparência e o mal planejamento da empresa neste tipo de situação. Na reunião também foi falado sobre a abertura de um inquérito para investigar a postura da COPASA na cidade. Com a quebra do contrato, a população também pode sofrer consequências, segundo o procurador geral do município.