Na última quinta-feira, 27, em evento dos Fóruns de Governo realizado em Almenara, Baixo Jequitinhonha, foi anunciada a concessão das licenças ambientais que faltavam para a liberação de recursos para asfaltamento da BR 367, que atravessa o Vale do Jequitinhonha. 

Os mais de 100 quilômetros da rodovia federal em estrada de terra foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2010.

Desde então, moradores e lideranças da região lutam para conseguir a liberação de verbas para a obra. O trecho fica praticamente inutilizado em período de chuvas e é um dos grandes entraves para o desenvolvimento da região mais pobre de Minas Gerais.

“Este é mais um passo para uma vitória que é de todo o nosso povo! Muito obrigado ao governador Fernando Pimentel”, emocionou-se o deputado Dr. Jean Freire no evento em Almenara. 

Com a liberação ambiental, a obra depende agora dos repasses federais para começar a sair do papel. “É para isto que estamos nos empenhando diariamente. Mais um passo foi dado”, enfatizou Dr. Jean Freire, que já esteve até mesmo no Congresso Nacional clamando pelas obras na 367. 

Ao longo do mandato, o deputado já se reuniu várias vezes com representantes do DNIT para tratar sobre o assunto, realizou audiências públicas na Assembleia Legislativa e participou de outra na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde fez um emocionado apelo a todos os presentes, cobrando um maior interesse e maior cuidado com as questões do tão castigado Vale. 

 
 
Dr. Jean com o Superintendente do DNIT em Minas, Fabiano Cunha (Fevereiro/2016)

Obras

Este é um passo muito importante na luta por melhores condições desta que é uma estrada de suma importância para todo o Vale do Jequitinhonha. Entretanto, é preciso que estejamos atentos até a conclusão de todos esses processos. As operações “tapa-buracos”, infelizmente, resolvem os problemas momentaneamente e, no final das contas, não significam conquistas reais para a população uma vez que a chuva e até mesmo o tráfego intenso deterioram o asfalto em curto intervalo de tempo. Por esta razão, é necessário que toda a população acompanhe de perto e cobre para que obras definitivas sejam, de fato, realizadas.


Trecho da BR 367

Luta incessante

Desde que iniciou seu mandato, Dr. Jean vem se empenhando para fazer com que a demanda por pavimentação da BR 367 seja atendida o quanto antes. Ao contrário do que fazem muitos outros deputados estaduais e federais, Dr. Jean mostra trabalha e mostra o resultado de suas ações em prol do povo dos Vales. Além de solicitar diversas reuniões e audiências públicas para debater o assunto, o deputado vive em constante mobilização da sociedade em todos os lugares por onde passa. Para Dr. Jean, é de extrema importância que a população também se posicione e cobre dos órgãos competentes. 

 

BR 367 próximo à Salto da Divisa

Em 2016, Dr. Jean continuou com sua missão de denunciar o descaso e chamar a atenção dos órgãos responsáveis para a triste e deplorável situação da BR 367.

Reunião com prefeitos do Vale
 
Em setembro de 2016, o jornal O Tempo realizou uma importante reportagem denunciando a falta de estrutura das estradas do Vale do Jequitinhonha, tendo como principal fonte o deputado Dr. Jean Freire, o único deputado que tem a BR como pauta prioritária de seu mandato.
 

 
Não foram poucas as vezes em que o deputado se deparou com moradores tentando tapar os buracos da estrada por conta própria, uma demonstração do desrespeito com que o Vale do Jequitinhonha é tratado e do desespero da população, que tenta continuar a usar o transporte como meio de trabalho e evitar que acidentes continuem a acontecer, vitimando cada vez mais pessoas.  

 

O Vale do Jequitinhonha , apesar de todas as adversidades que enfrenta, é região de grande riqueza e potencial econômico, mas com um histórico de desenvolvimento muito pequeno. E é para que essa realidade seja modificada que Dr. Jean vem trabalhando dia após dia. Para o deputado, o povo dos Vales é historicamente lembrado pela riqueza cultural e pela hospitalidade, mas isso não é o suficiente. “Precisamos de políticas que mudem de fato a realidade do nosso povo. Desde meu primeiro dia de mandato, afirmei e reafirmei que lutaria por nossa região. Todos já me ouviram dizer inúmeras vezes que 'os diferentes têm que ser tratados de maneira diferente'. É assim que vou continuar trabalhando por nossa região”, afirma enfaticamente.

Dr. Jean se reúne com Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, para tratar da BR 367

Dr. Jean e o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães