Uma falha no sistema de distribuição da Cemig provocou um apagão em diversos pontos do município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha neste domingo (29).

Com sol escaldante e calor sufocante, a cidade conhecida como “Terra do Sol” viveu um  final de semana de caos, com a falta de água, energia, internet e telefonia.

Os transtornos começaram logo na manhã de sábado (28), quando problemas na Estação de Tratamento de Água da Copasa, comprometeram o fornecimento de água, principalmente nos bairros da parte alta da cidade. O fornecimento foi normalizado no final da tarde.

Apagão

Por volta das 2 da madrugada de domingo (29) um apagão deixou a maioria dos moradores sem energia e telefonia celular.

Pelo menos mil visitantes se encontram na cidade, a maioria jovens que estavam participando do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e Encontro de Cultura Evangélica.

O problema causou prejuízos no comércio, principalmente nas padarias, mercearias, bares e sorveterias. Quando retornou, no inicio da tarde, a energia começou a oscilar.

Essa não é a primeira vez que Coronel Murta enfrenta problemas com a falta de energia.

Um furto de fios de cobre na antiga rede provocou apagão de 9 horas no município, no início do mês.

“Os apagões estão se tornando constante”, reclamam os comerciantes.

Protesto

Durante a caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, (DNJ) na manhã deste domingo (29) o Padre Fernando, da Paróquia local, denunciou que a Cemig está furtando os consumidores de Minas Gerais, com as altas cobranças das taxas de energia e ainda fornecendo um serviço de má qualidade.

Ele questionou a falta de ação das lideranças eleitas na região, para cobrar uma solução para o problema.

Uma prestadora de serviços para a Cemig apareceu na cidade no final da manhã. O sistema de energia só começou a se normalizar a partir das 14 horas.

A reportagem apurou que o problema pode estar ligado às mudanças que a Cemig está realizando na rede de distribuição.

Pelo menos 15 proprietários de áreas na zona rural, onde estão instaladas as torres de transmissão, precisam ser indenizados pelo uso do terreno.

“A maioria está cobrando um preço acima do mercado”, informou uma fonte.

Foram registrados na Polícia Militar, pela Cemig, cinco boletins de ocorrência, reclamando da situação.

“Enquanto estes proprietários não autorizarem o serviço, não podem ser feitas as melhorias no sistema”,  disse um advogado ligado à empresa.

O caso segue em julgamento pelo Poder Judiciário. A Cemig ainda não divulgou nota de esclarecimento sobre o fato.