O Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), Presidente da Câmara Municipal de Almenara foi presença marcante na solenidade de entrega da Comenda Teófilo Otoni, grandioso evento que reuniu inúmeras autoridades no Serro, no Alto Jequitinhonha, dia 27 de novembro de 2015, cidade cujo patrimônio ainda guarda maravilhosas características das vilas setecentistas mineiras, o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan) em abril de 1938. 

A propósito da beleza do Serro, suas igrejas impressionam pela qualidade da ornamentação e pela pintura em perspectiva nos forros. Ao lado do seu acervo histórico-arquitetônico, representado pelos belos monumentos religiosos e notável conjunto de sobrados, o Serro guarda também outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as tradições folclóricas, as festas religiosas e a peculiar gastronomia. O Queijo do Serro, o mais famoso produto da região, tem um papel fundamental na economia do município.

Convidado de honra de Jorge Arcanjo (Assessor Especial do Governador de Minas Gerais no Vale do Mucuri) e do Vice-Governador Antônio Andrade, o Vereador Dino Fonseca aproveitou a ocasião para se reunir com expressivas autoridades presentes à solenidade, oportunidade também para receber sinceros cumprimentos pela sua atuação impecável como Presidente do Legislativo Almenarense. 

Durante encontro com o Vice-Governador Antônio Andrade e com a Dra. Andrea Cláudia Vacchiano, chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, o Presidente Dino Fonseca reivindicou benefícios para o setor de Segurança Pública de Almenara, além de pleitear outros importantes melhoramentos para o município. 
Presentes à solenidade, entre outras destacadas autoridades, os deputados estaduais Adalclever Lopes e Dr. Jean Freire, Dra. Sinara Inácio Meireles Chenna (Diretora-Presidente da Copasa), deputado federal Mauro Lopes, Ricardo Bastos Peres (presidente da ACE/Teófilo Otoni), prefeito Fernando Pereira Gomes Neto (Lagoa Santa), prefeito Zezinho (Capelinha), prefeito Epaminondas Pires de Miranda (Serro), vereadores e demais prefeitos da região.

Para Jorge Arcanjo, que se fez acompanhar da esposa Rose, sendo inclusive um dos condecorados com a honrosa Comenda Teófilo Otoni, “foi um grande prazer contar com a presença do amigo Dino Fonseca em tão importante acontecimento.” E completou: “a presença do Presidente da Câmara Municipal de Almenara ilustrou de forma significativa a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Otoni porque ele representa uma das mais importantes cidades do Vale do Jequitinhonha.” 

Por sua vez, o Presidente Dino Fonseca agradeceu o que considerou honroso convite e aproveitou para destacar a atuação brilhante do amigo Jorge Arcanjo como Assessor do Governador Fernando Pimentel no Vale do Mucuri. E assinalou: “Jorge Arcanjo é uma proeminente liderança que merece, pois, todas as homenagens e a Comenda Teófilo Otoni fará muito bem a ele que ainda tem muito por fazer pelo desenvolvimento e o progresso do Vale do Mucuri.

A Medalha

A Comenda Teófilo Otoni foi instituída em 2007 e tem como finalidade homenagear pessoas e instituições que se tenham dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Concedida anualmente, o evento é realizado no dia 27 de novembro, data de nascimento de Teófilo Benedito Otoni, alternadamente nos municípios de Serro e Teófilo Otoni.