A solicitação maior é pelo asfaltamento de 41 quilômetros de uma estrada de terra, imprescindível para o desenvolvimento da região. 

 
Trata-se da LMG 677, pedaço da BR 367, que liga Diamantina a Porto Seguro, na Bahia. A rodovia estadual liga os municípios de Virgem da Lapa e José Gonçalves de Minas, passando por Lelivéldia (distrito de Berilo). 
 
O fato ocorreu na terça-feira, 27, em uma audiência pública da Câmara dos Deputados. "Será que se fosse no Triangulo Mineiro, no sul do Estado ou no sul do país, com todo respeito, ainda haveria uma estrada de terra que tanto traz prejuízos para a povo e para a região?", indignou-se Dr. Jean logo no início de sua fala.
 
"Eu cresci ouvindo dizer que o DNIT foi lá e começou a fazer isso e aquilo. Tenho 44 anos e essa estrada não saiu. O povo está desacreditado. Mas não termino meu mandato sem lutar diariamente para que o Vale seja respeitado. Já foram muitas reuniões e pedidos que fiz aos órgãos competentes. E continuarei fazendo", enfatizou Dr. Jean Freire.
 
"A falta de asfalto na BR e na LMG influi no turismo, ao pensarmos que a rodovia liga Diamantina a Porto Seguro. Tem a ver com direitos humanos, pois o não asfaltamento compromete o direito a ir e vir; tem a ver com a educação, na medida que afeta os estudantes do Vale; tem a ver com Justiça", afirmou.
 
O parlamentar, ao enfatizar que esta é uma causa social, e não partidária, pediu empenho de todos os homens públicos do Vale. Planejada na década de 50, no Governo JK, a BR 367 foi projetada e chamada de Estrada Definitiva. A BR 367 possui 670 km, seguindo o curso do rio Jequitinhonha, passando pelos municípios de Salto da Divisa, Jacinto, Almenara, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Virgem da Lapa, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina, Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Datas e Gouveia. Somente, em 1979, teve início a sua pavimentação.
 
Porém, Dr. Jean informou que "no final do governo Itamar Franco e início da gestão de Aécio Neves, o governo federal repassou verbas para obras em 121 km. Forma feitos somente 8 km e ficou por isto mesmo. Meu medo é que o nome de Estrada Definitiva tenha de definitiva é a terra, a ausência de pavimentação. Não podemos deixar isto acontecer", afirmou Dr. Jean.