O Museu Itinerante PONTO UFMG chegou à cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Em uma parceira com a Superintendência de Ensino, tendo o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Almenara, o museu Itinerante busca contribuir para a difusão da Ciência e Tecnologia e Inovação em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, ampliando a compreensão, pelos estudantes, dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação, cultura e a sociedade. Como espaço de educação não formal, o museu espera, também, despertar vocações científicas que, futuramente, contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

O museu é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais. É constituído de um caminhão estendido com seu espaço interior adaptado em seis ambientes – Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala das Cidades - apresentando uma proposta inovadora no Brasil. O museu, além das atrações internas, promove exposições e oficinas externas interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência.

O museu foi instalado no SESC devido à impossibilidade do caminhão passar na ponte da cidade que está com carga limitada em Peso Bruto Total de no máximo 24 toneladas. Serão quatro dias de exposição, onde uma equipe da UFMG juntamente com alunos voluntários das escolas municipais estará dando todo a apoio aos visitantes.

A abertura do evento se dará nesta segunda-feira (26), a partir das 13 horas. Todos são convidados a prestigiarem esta novidade na cidade.