O Memorial Minas Gerais – Vale ocupa a antiga Secretaria de Fazenda do Estado, prédio que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Viabilizado por meio de parceria entre o governo estadual e a Vale, a instituição tem como tema a história de Minas e a riqueza de seu povo.

As 31 salas que compõem o museu – parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade – oferecem uma viagem no tempo rica em sensações e aprendizado, desde o século 18 aos dias atuais. Nesse trajeto, revela-se a formação da identidade cultural dos mineiros, a partir de uma visão contemporânea.

No primeiro pavimento do Memorial, equipamentos multimídia são empregados para apresentar vida e obra de artistas que se tornaram símbolos de Minas Gerais. A literatura é representa por Guimarães Rosa (1908-1967) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987); as artes visuais, por Lygia Clark (1920-1988) e o fotógrafo de Sebastião Salgado (nascido em 1944).

Café Temático, Cyber Lounge, Mídiateca e sala para projetos educativos tornam o primeiro pavimento um lugar de convivência, de pesquisa e de lazer.

A história de Belo Horizonte, a vida nas fazendas e vilas mineiras do passado e as expressões artísticas são temas retratados no segundo pavimento. No mesmo plano, o visitante ainda pode assistir a um diálogo entre figuras histórias de homens públicos que conduziram Minas Gerais desde a Inconfidência Mineira, no final do século 18.

No terceiro pavimento estão a Sala Vale, salas em homenagem às manifestações populares, ao modernismo mineiro e à riqueza folclórica do Vale do Jequitinhonha. Espaços para espetáculos, cinema, performances e exposições de novos talentos de Minas também integram o pavimento.

O projeto de curadoria e museografia do Memorial Minas Gerais – Vale foi assinado por Gringo Cardia; o projeto de restauração do antigo prédio da Secretaria de Fazenda coube a Flávio Grillo.

O Memorial Minas Gerais − Vale funciona, gratuitamente, mediante agendamento prévio das visitas, das 10h às 18h, aos sábados, terças, quartas e sextas-feiras; das 10h às 22h, às quintas-feiras, e também aos domingos, das 10h às 14h.

O telefone para agendamento de visitas e para outras informações é (31) 3343-7317, com atendimento das 9h às 19h.