O governador de Minas Fernando Pimentel anunciou que vai participar da 6ª edição da Festa do Queijo, em Ipanema. O evento está marcado para o sabádo (1º), e a presenção de Pimentel na festa foi confirmada pela assessoria de comunicação da Rank Brasil, empresa que será responsável por certificar e homologar o peso do maior Queijo Minas do mundo.Em 2014, Queijo Minas de Ipanema foi certificado como o maior do mundo com 1,7 tonelada. (Foto: Divulgação/Ascom Ipanema)

Segundo os organizadores do evento, a programação da festa foi alterada. O horário da pesagem, que estava previsto para às 15 horas, foi antecipado para às 14 horas, no mesmo local, na sede da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). O corte e distribuição do queijo passou das 16 horas para às 14h30.

Durante o evento, a cidade também pretende superar a marca de maior doce de leite do país. O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, estará presente para conferir pesos e medidas. Para oficialização dos recordes, o queijo deve pesar mais que 1.770 quilos e o doce ultrapassar a marca de 507 quilos, registrados em na festa realizada em 2014.

Este ano, foram utilizados 17.500 litros de leite na produção do queijo, que deve atingir a marca de 1.850 quilos, segundo os produtores. A festa é realizada pela prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Capil para a produção do queijo, e da fábrica de doces Nhá Nair para o doce. O evento tem início nesta sexta-feira e termina no sábado, com atrações gastronômicas e shows musicais.