Veículos danificados, pessoas feridas e muita gente em volta. Quem passou pelo Centro de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, se assustou com a cena que viu. Porém, tudo não passou de uma encenação. A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro.

A simulação de um acidente foi um recurso utilizado pelas autoridades da cidade para sensibilizar, educar e conscientizar as pessoas sobre o trânsito. Segundo o tenente Allan Freitas, comandante do 1º Pelotão, a encenação chamou a atenção de quem passou pelo local.

Simulação chamou a atenção de quem passou pelo local na manhã desta quarta-feira (18). (Foto: Felipe Spencer/VC no G1)

“Tivemos todo um aparato logístico, contamos com o apoio de atores e até uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi disponibilizada. Muita gente parou para ver já que não sabiam que se tratava de uma encenação e foi muito importante porque desta forma perceberam a importância de ser ter cada vez mais atenção no trânsito”, explica o tenente.

A encenação aconteceu na Praça do Povo, na Rua Governador Valadares. Crianças de algumas escolas também assistiram a apresentação. “A Semana do Trânsito não vale apenas para alertar aos condutores de como usarem seus veículos. É uma oportunidade também para que os pedestres também fiquem conscientes das suas responsabilidades no trânsito. E quanto mais cedo as pessoas entenderem isso, como no caso das crianças, é melhor para termos um trânsito mais seguro e sem acidentes”, afirma tenente Allan.

A Semana Nacional de Trânsito está com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe reflexão dos usuários para que o comportamento na via pública, na condição de motorista, passageiro e pedestre.

Equipe mobilizada para encenação de acidente no Centro de Capelinha.