Virgem da Lapa, município situado no pitoresco Vale do Jequitinhonha, ganhou destaque nacional durante a II Conferência Nacional da Planificação à Saúde, realizada em Brasília, nos dias 10 a 12 de dezembro. O motivo do reconhecimento foi o brilhante desempenho do município no projeto “Saúde na Estrada”, uma iniciativa inovadora que visa a imunização em comunidades rurais e quilombolas, superando obstáculos como acesso difícil e condições precárias.

Em parceria estratégica com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e o renomado Hospital Albert Einstein, o projeto iniciou em 2018, sendo temporariamente interrompido devido à pandemia de covid-19 e retomado com força total em novembro de 2022. O objetivo principal é melhorar a cobertura vacinal em uma região que enfrenta desafios únicos.

A equipe de Atenção Primária à Saúde, liderada pela enfermeira Mylena de Oliveira Araújo, autora do projeto, traçou um cronograma eficiente de visitas semanais, realizando busca ativa em indivíduos com cadernetas de vacinação desatualizadas. Além disso, para a população urbana, foram implementadas vacinações noturnas quinzenais em escolas municipais, proporcionando acesso a quem não podia comparecer durante o horário regular.

Mylena Araújo destaca a importância da equipe, que enfrentou terrenos desafiadores usando motocicletas para alcançar comunidades remotas. “Temos algumas comunidades remotas de difícil acesso e, por diversas vezes, os técnicos de enfermagem tiveram que utilizar motocicletas para chegar às casas”, afirma.

Os resultados do projeto são impressionantes. Conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Web), a cobertura da Vacina Inativada Poliomielite saltou de 21,62% para 147,54%, e a vacina PENTAVALENTE, que protege contra diversas doenças, subiu de 54,05% para 137,70% entre janeiro de 2022 e março de 2023.

“Iniciativas como essa demonstram a capacidade de adaptação e inovação dos municípios em enfrentar desafios únicos, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e reforçando a importância da vacinação”, destaca Cleya da Silva Cruz, superintendente da Regional de Saúde de Diamantina.

A iniciativa de Virgem da Lapa também se alinha ao projeto “Saúde em Rede”, iniciado em 2019 no Vale do Jequitinhonha pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Este projeto visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde, reorganizando equipes de Atenção Primária e Ambulatorial para criar uma Rede de Atenção à Saúde mais eficiente.

Parabéns à dedicada equipe de Virgem da Lapa pelo impacto positivo na saúde da comunidade!