Moradores de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, estão enfrentando problemas com a rede de celular das operadoras Vivo e Tim.

Ambas  estão deixando muita gente irritada há semanas,  e os problemas se agravaram no período das chuvas.

Os usuários estão tendo constantes problemas com o sinal. Eles reclamam da qualidade do serviço e da dificuldade para se comunicar, provocando transtornos em regiões distintas da Cidade.

Pessoas reclamam diariamente de oscilações e interrupções constantes nos serviços , e que persistem há semanas.Elas reclamam da qualidade do serviço e da dificuldade para falar com as operadoras. "É horrível. A ligação não completa. Fica mudo, ou a pessoa escuta a minha voz e eu não escuto a dela. Isso sem contar que fica fora de área", reclamam os usuários.

O problema  tem se tornado constante em Araçuai . As reclamações se multiplicam e não existe nenhuma autoridade para tomar providência.Não existe Procon, não existe câmara municipal, não existe associação comercial, que tome a frente para exigir uma solução. Estamos órfãos.”, lamentam o usuários.

A Vivo está cada dia pior. A ligação não completa. Fica mudo, ou a pessoa escuta a minha voz e eu não escuto a dela. Pagamos caro pelo serviço e mesmo assim somos obrigados a conviver com esse tipo de problema”, desabafam os usuários

Marcus Vinicius é representante comercial  e diz que além de prejuízo no fim de ano, passou aperto sem conseguir completar e receber ligações. "Eu tive prejuízos. Meus clientes me ligavam e eu não conseguia falar com ninguém. Pra gente falar a gente tem que gritar igual doido, mas mesmo assim cai a ligação", contou.

E as reclamações não param. O problema atinge moradores de diferentes bairros insatisfeitos com o serviço prestado. As ligações não completam, ou o número discado informa serviço de caixa postal.

"Quem paga por uma telefonia quer o trabalho  bem feito, eficiente, eficaz, porque senão você vai ter prejuízos e pode requerer o dano moral. A critério do Juiz , ela pode ter o ressarcimento" explica os especialistas em direito do consumidor.

Apesar de manter uma loja de venda de serviços na cidade,. A Vivo  não dispõe de técnicos para verificar a situação e realizar os devidos reparos. A Tim não dispõe de nenhuma representação em Araçuai.

 Direitos                                                                                                 

O consumidor que se sentir lesado, deve procurar o Procon ou o Ministério Público da cidade e relatar o problema ocorrido com a operadora. O órgão fará uma espécie de “conciliação”, tentando solucionar o caso junto à companhia indicada. Caso não haja acordo, o consumidor é encaminhado ao Juizado Especial, para tentar reaver na justiça os danos sofridos.

 Serviço de atendimento

Telefônica Vivo informa que mantém à disposição de seus clientes a Central de Atendimento.

Fixo: Central de Relacionamento Residencial e Vivo Empresas: 10315

SAC – Deficiente Auditivo e da Fala: 142

Móvel: Central de Relacionamento com o Cliente: *8486 e 1058

Atendimento SMS: Envie um torpedo gratuitamente para 1058

 No domingo (30) não foi possível falar com nenhum desses telefones disponibilizados.   A situação se repete com os números disponibilizados pela operadora TIM. ‘