A cidade de Jequitinhonha será a primeira cidade do Vale, ou mesmo do estado de Minas, a estabelecer laços formais de  amizade com  uma cidade estrangeira: Neuwied, na Alemanha, enviará seu Prefeito, Sr. Nikolaus Roth, para uma visita de cortesia a Jequitinhonha, em princípio de janeiro de 2014. Esse é o primeiro passo para se chegar a um status de “cidade-gêmea’, com intensivas trocas econômicas, comerciais e culturais.

Esse foi um relacionamento estabelecido a partir das festas do Bicentenário de Jequitinhonha, quando a cidade solicitou a Neuwied  a devolução dos restos mortais do borun  (botocudo) Kuêk, originário do baixo Jequitinhonha, levado há duzentos anos para a Alemanha pelo Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied.

Naquele momento, surgiu a idéia de  vivificar esses laços históricos através de uma real amizade. Começou aí uma troca de correspondência, entre os  Prefeitos Roberto Botelho e Nikolaus  Roth. Em seguida, e um grupo de cidadãos fundou em Jequitinhonha a  associação ”Amizade Neuwied-Jequitinhonha –  ANEJE”.

UM PROJETO DE ”LONGUE-HALEINE”

Foi assim que o Dr. Uwe Karstens, ex-embaixador no Brasil e amigo de Jequitinhonha, definiu esse projeto, quando recebeu em abril em Bonn a  enviada da ANEJE, Sra. Solange Pereira, Secretária-Executiva da  entidade. Com essa expressão bem francesa,  ele  quis dizer que um longo trabalho, de fôlego,  espera pelos jequitinhonhenses na construção desses laços com a cidade de Neuwied.

Presidente da Sociedade Teuto-Brasileira-  DGB,  tendo agido  como contato  entre Jequitinhonha e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha na operação”Kuêk de volta para casa”, Dr. Karstens atuará também, conforme prometeu, como intermediário nos contatos entre a Casa de Wied-Neuwied, ou seja, os descendentes do  Princípe Maximiliano, e  a cidade de Jequitinhonha. A família  é ainda  hoje  uma  grande força política  na  região de Neuwied e através da ANEJE ela vê uma boa ocasião de divulgação da obra etnográfica de Max sobre os indígenas  do Baixo Vale.

Desses contatos dependerá também a  criação de uma associação de cidadãos, análoga à ANEJE, em Neuwied.

UM  PREFEITO MUITO SIMPATICO

Embora exista na Prefeitura de Neuwied um departamento especial  para o tema  “cidades-gêmeas”, foi o próprio Prefeito Roth que fez questão de receber a Secretária-Executiva da ANEJE, Sra. Solange Pereira, por uma  hora e meia, em seu  gabinete. Incansavelmente  curioso sobre o Baixo Vale, ele treinou bravamente a pronúncia da palavra ”Jequitinhonha” e acabou dizendo que ficaria muito honrado com um convite da Prefeitura de Jequitinhonha  para conhecer a cidade, avançando uma data (começo de janeiro), e prevenindo que “adora o  calor”.

Embora o fato de que  o Brasil não seja mais considerado um país em desenvolvimento, dificulte para aqui o  envio  de estagiários, o Sr. Roth prometeu o  envio de um grupo de  dança, para uma provável apresentação no  FESTIVALE, e a facilitar o ensino da língua portuguesa junto às escolas municipais que assim o desejarem, ensejando uma  aproximação como  nosso  país. Esse será  o início de um intensivo intercãmbio de idéias e pessoas entre as duas cidades, para os  próximos anos,que aproveitará também às cidades vizinhas,que o Prefeito Roth conta também conhecer na sua próxima visita.

 

Solange Pereira

Diário do Jequi