A chuva que atingiu Alpercata, na noite deste sábado (9), deixou 150 famílias desalojadas no município, segundo a Defesa Civil. Parte de uma casa desmoronou no bairro Vila Eugênio Franklin e outros vários imóveis foram afetados pela invasão da água e da lama (veja no vídeo acima). Não houve registro de feridos.

De acordo com a prefeitura, a chuva começou por volta das 20h e durou apenas alguns minutos. Mas o suficiente para inundar casas, destruir pavimentos das ruas e arrastar vários objetos, entre eles dois carros.

Um dos veículos estava estacionado nas proximidades da quadra municipal, onde era realizado um evento. Com a força da água, ele foi arrastado da rua até um muro e acabou preso em um buraco. Outros dez carros que também estavam no local foram invadidos pela água.

A correnteza da água ganhou força quando os córregos transbordaram e esta pode ter sido a causa do desmoronamento de uma casa, que fica perto de um deles, no bairro Vila Eugênio Franklin. A enxurrada derrubou a parede e fez com os moradores deixassem o imóvel.

Segundo a administração municipal, todas as 150 famílias desalojadas foram abrigadas em casas de parentes e conhecidos.

De acordo com a Defesa Civil, nenhum imóvel do município corre o risco de desabar em função da chuva.

Logo após a chuva, a prefeitura mobilizou servidores e todas as secretarias municipais para iniciar a limpeza de ruas e equipamentos públicos. Ainda na noite de sábado, o executivo emitiu uma nota declarando ciência sobre as consequências da chuva e pedido apoio à população.

"A chuva foi muito forte, anormal e ninguém esperava por isso. Agora toda equipe da Prefeitura está trabalhando para resolver os danos mais urgentes e imediatos. A Prefeitura não mede esforços para atender as demandas de maneira eficiente e salienta mais uma vez, que está ciente dos problemas ocorridos", informou o comunicado.

Neste domingo (9), em vários pontos da cidade, foram realizados mutirões de limpeza. Muita lama e estragos foram registrados na Unidade de Saúde Central, na Clínica Municipal de Fisioterapia e na Escola Municipal Quitéria Maria Martins.

Pelas imagens registradas pela Secretaria de Comunicação de Alpercata é possível ter noção da altura que cheia provocada pela chuva alcançou e também dos estragos.

Os prejuízos provocados pela chuva ainda vão ser contabilizados. Alguns moradores reclamaram que a cheia nos córregos poderia ter sido provocada por uma tromba d 'água, mas a informação não foi confirmada por nenhum órgão oficial.