A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), após reunião com o governador do estado  Romeu Zema,  e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, divulgou que todas as cidades do Estado devem ser colocadas na Onda Vermelha do Minas Consciente nos próximos dias. O encontro aconteceu na terça-feira (20) e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, afirmou que “Saio muito otimista deste encontro, pois, segundo o governador, as regiões que ainda estão na Onda Roxa do programa Minas Consciente devem progredir para a Onda Vermelha a partir da próxima quinta-feira, dia 22. Tudo indica que todo o estado irá para a Onda Vermelha. E isso será um grande alívio para o setor”.

Durante a reunião Zema afirmou que as regiões que entraram na Onda Roxa já tiveram uma melhora expressiva nos números, principalmente de pessoas infectadas. Para a reabertura do comércio, Zema pede ajuda das entidades de cada região, para que tomem todas medidas sanitárias necessárias. Assim, a expectava é que Almenara, no Vale do Jequitinhonha, volte a funcionar todas as atividades respeitando as medidas de segurança. 

Para o presidente da Câmara Municipal da cidade e da ACAMBAJ - Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha, Nata CDN, que também é comerciante, a cidade já deveria estar liberada há muito tempo desta Onda Roxa que vem causando grandes estragos na vida financeira de todos. "Sou comerciante e sei a dor que todos estão passando. Sofri muito com a paralisação da ponte da cidade e, agora, com essa pandemia a coisa ficou ainda pior. Luto com todas as forças para que o comércio da cidade volte com sua força total e que não venhamos ter um grande número de empresas fechadas e o  aumento do desemprego em nossa cidade" disse.  

A cidade de Tiradentes decidiu, após deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do município, que permanecerão na Onda Roxa até dia 23 de abril. Haverá, também, uma contestação quanto à imputação da Onda Roxa devido ao relatório de transparência dos dados técnicos sanitários emitidos pelo próprio Estado.