A partir de janeiro de 2021, o Sesc Almenara estará de casa nova, com localização central e preços mais acessíveis. O Sesc em Minas acredita que o processo educativo ultrapassa o ambiente escolar, constituindo-se como um facilitador no desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano, para melhor integração individual e social.   

Por isso, além da continuidade do Sesc Alfabetização, projeto gratuito e voltado à população de qualquer idade que deseja aprender a ler e escrever, o novo Sesc Almenara terá um novo serviço na área de Educação. Trata-se do “Criar Sesc”, projeto direcionado a crianças entre 6 e 11 anos, no contraturno da escola, durante quatro horas diárias. Por meio de oficinas, as crianças viverão experiências lúdicas que potencializem o desenvolvimento em múltiplos aspectos: cultural, físico, social e pedagógico.  

Outra novidade no novo Sesc Almenara será o curso de judô, que atenderá de forma gratuita aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.   

Segundo a gerente do Sesc Almenara, Engicley Sousa, será implantado também um Núcleo de Saúde e Bem-Estar, que desenvolverá ações de prevenção e promoção de saúde, por meio de oferta de serviços com atendimentos multidisciplinares, tais como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, odontologia e psicologia 

Serão mantidos os serviços do Grupo de Idosos Sesc +60, Curso de Arte e Cultura – Dança e Música, a Campanha do Natal Solidário, além do retorno das reuniões de instituições do Rede Sesc. 

“Realizamos uma série de estudos e análises, que sinalizaram para a necessidade de readequação da operação do Sesc em Almenara. O objetivo é manter a sustentabilidade da instituição e ter produtos e serviços cada vez mais adequados ao perfil dos nossos clientes. Tudo isso para seguir atendendo nosso público prioritário, que é o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes”, explica a gerente. Neste processo de reestruturação, o Sesc deixará de ofertar aulas de natação, hidroginástica, academia e o parque aquático.  

A atual estrutura será cedida aos cuidados da Prefeitura de Almenara por um período de vigência de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante aprovação do Conselho Regional do Sesc em Minas. Será de responsabilidade da prefeitura a manutenção geral, conservação e funcionamento do imóvel. 

A nova unidade está em fase de obras e funcionará na rua Doutor Sabino Silva, 13 – Centro (antiga Unimontes).