O Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), do Exército Brasileiro, com sede no RJ, realizou na manhã desta sexta-feira (21), um trabalho de desinfecção interna e externa como medida de contenção da propagação da Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã, em Ipatinga. 

Segundo a instituição, o produto que foi utilizado é o BX24, um microbicida à base de cloro e detergentes, de alto espectro, oriundo da Itália, que serve para eliminar vírus, bactérias e outros micro-organismos. O trabalho, que durou cerca de uma hora, contou com 45 militares e três caminhões que transportaram o material químico e os equipamentos de pulverização. 

“A ação é temporária. Então, no momento em que o produto é aplicado, ele começa a fazer efeito. O fabricante estima entre 15 a 30 minutos para que aquele ambiente esteja completamente desinfectado. A partir daí, a gente começa a liberar os locais para acessos das pessoas e circulação. Esse trabalho visa zerar o ambiente, ou seja, aplicamos onde está ocorrendo o nível de contaminação” disse o tenente-coronel Domingues, comandante do batalhão. 

Depois de sanitizar a unidade, os militares ministraram uma capacitação para os servidores públicos acerca de outras operações de higienização que podem ser realizadas de forma autônoma pelo município. 

Sobre o batalhão 

O Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada possui experiência em grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. 

Recentemente, foram desinfectadas aeronaves na Operação Regresso à Pátria Amada que teve o objetivo de repatriar brasileiros que estavam na cidade Wuhan, cidade epicentro do novo coronavírus, na República Popular da China. Agora, realizam o trabalho de sanitização em todo o estado de Minas Gerais.