Em todas as fases da vida nos deparamos com saúde fragilizada, seja por incidentes do dia a dia seja pela imunidade baixa. Essa última, sem dúvida, é um dos principais fatores de risco, que ocorre em qualquer idade. E para driblar o surgimento das doenças, a adoção de hábitos saudáveis como uma boa alimentação, aliada à prática regular de atividades físicas, fazem toda a diferença. 

No entanto, alguns grupos podem ter mais dificuldade em manter a imunidade forte, é o caso das pessoas da melhor idade. Nesta matéria, nós, da Santo Remédio, vamos mostrar como ela prejudica os idosos e o que fazer para manter a saúde fortalecida. Confira! 

O que é a imunidade baixa 

A imunidade nada mais é que um conjunto de mecanismos que atua para proteger o corpo de agentes invasores infecciosos. 

A imunidade baixa é quando essas ferramentas ficam fracas demais e não conseguem mais proteger com eficiência o organismo. 

Ela normalmente está relacionada a doenças e infecções que podem atacar o organismo das pessoas. Uma pessoa com a imunidade baixa fica favorável à ataques de vírus e bactérias que podem provocar diversas doenças. 

Com o avançar da idade, a imunidade naturalmente vai diminuindo, por isso o cuidado com a saúde do idoso é muito importante. E repor as vitaminas que são necessárias para manter o sistema imunológico ativo é fundamental para o bem-estar. 

O que é o sistema imunológico 

É uma barreira natural do corpo que reage às ações de vírus, micróbios e bactérias. Essa barreira, o sistema imunológico, é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, que garantem a defesa do organismo e mantém o corpo funcionando livre de doenças. Quando essas células estão com o número reduzido, o organismo fica sujeito a doenças oportunistas como gripes e resfriados, por exemplo.  

Causas da imunidade baixa 

Existem diversos fatores que fazem o organismo ficar mais vulnerável. Durante uma gripe, por exemplo, o corpo fica mais suscetível a adquirir doenças sem que a pessoa necessariamente tenha um problema de saúde. Mas outras causas pelo enfraquecimento do sistema imunológico são:  

– Regressão do timo: uma glândula que produz substâncias que amadurecem as células de defesa do organismo. O timo começa a se degenerar a partir da puberdade. 

– Estresse: as células de defesa são inibidas pela produção de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e adrenalina. 

– Maus hábitos alimentares: o corpo não adquire nutrientes necessários para produzir anticorpos, substâncias que impedem a ação de agentes invasores no organismo. 

– Depressão: idosos deprimidos produzem menos células de defesa em resposta à infecções. 

– Insônia: assim, como a depressão, a insônia diminui o número de células de defesa que agem contra agentes infecciosos. 

– Uso abusivo de medicamentos: por causa do uso de medicamentos sem orientação médica, o sistema imunológico tende a ficar menos resistentes a doenças oportunistas. 

Como saber que a imunidade está baixa 

Quando há uma queda na imunidade o corpo reage com alguns sintomas, e por isso é necessário ficar atento a sinais como: 

  • Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes; 

  • Doenças simples que demoram a passar, como gripes e resfriados; 

  • Febre frequente e calafrios; 

  • Otites no ouvido; 

  • Olhos frequentemente secos; 

  • Cansaço excessivo; 

  • Náuseas e vômitos; 

  • Diarreia por mais de 2 semanas; 

  • Manchas vermelhas ou brancas na pele; 

  • Queda acentuada de cabelo; 

  • Unhas fracas. 

Como a baixa imunidade afeta os idosos 

Ao alcançar a melhor idade, o corpo naturalmente sofre desgastes e alterações hormonais, o que contribui para diminuir a imunidade. É nesse momento que um conjunto de fatores podem abrir portas para doenças infecciosas. O corpo se torna mais vulnerável e as infecções que antes eram fáceis de tratar, ou seja, podem demorar muito mais tempo para curá-las. 

Quando procurar um médico 

Caso apareçam dois ou mais sintomas de baixa imunidade, ou quando tiver doenças que enfraquecem o sistema imunológico é indicado que você procure o médico. Assim, ele poderá solicitar exames para averiguar as condições reais da sua saúde. 

Dicas de como fortalecer a imunidade 

As dicas de saúde não incluem nenhuma novidade, o importante é colocá-las em prática. O ideal e indispensável é investir numa alimentação balanceada, livre de industrializados, praticar atividades físicas e evitar situações estressantes. O uso de drogas como tabaco e álcool, também prejudicam o organismo. Por isso, evite o consumo dessas substâncias. 

Além disso, outras dicas para turbinar a imunidade são: 

Manter a carteira de vacinação em dia – essa é a chance de adquirir anticorpos que irão defender o seu organismo sem que você sequer fique doente. A vacina é a imunização contra doenças que podem levar a graves consequências 

Durma bem – é durante o sono que o corpo descansa e aproveita para se regenerar e regular suas funções. E para que ele esteja em alerta é necessário que ele recupere as energias que gasta durante todo o dia. 

Evite estresse – o estresse é uma das causas pela baixa na imunidade, por isso é necessário evitar ao máximo esse mal. Para aliviar essa condição, você pode: 

  • Reservar momentos para a família e os amigos; 

  • Não guardar raiva o rancor; 

  • Utilizar técnicas de meditação no dia a dia; 

  • Ter alguma atividade para aliviar o estresse. 

Tome sol – a luz solar ajuda a fortalecer a defesa do corpo por meio da vitamina D, que é sintetizada no corpo e também energiza as células-T do organismo, responsáveis por eliminar os patógenos. 

Consuma alimentos fortalecedores do sistema imunológico – alguns tipos de alimentos podem ser ótimos aliados da sua imunidade. São eles: 

  • Frutas ricas em Vitamina C; 

  • Cebola e alho; 

  • Brócolis; 

  • Nozes, sardinha e salmão; 

  • Uva roxa e vinho tinto