Imagine uma estrada vazia. Somente você, o seu carro e o prazer de dirigir. Uma paisagem repleta de verde te acompanhando e uma brisa suave tocando no seu rosto. Que maravilha, que paz!

Agora volte para o mundo real: você está atrasado para o trabalho, um trânsito infernal te aprisiona e barulhos de sirenes e buzinas impacientes são a única trilha sonora disponível.

Dirigir na cidade grande apresenta vários desafios, seja para aqueles que estão aprendendo a dirigir, ou para motoristas experientes. Muitas pessoas tem medo de dirigir nestas condições, mas seguindo algumas dicas simples, logo você estará dirigindo bem em qualquer situação.

Respire fundo, tente se calmar. Não é possível controlar o que acontece do lado de fora do veículo, mas podemos modificar nosso estado de espírito quando dirigimos e agir de forma mais confiante.

Ouça música relaxante enquanto dirige. Se o que te relaxa é heavy metal viking, então é exatamente isso que você deve escutar para aliviar o stress de dirigir numa grande cidade.

Familiarizar-se com os horários de pico do trânsito pode ser uma boa saída. Em alguns casos, sair de casa 10 minutos antes (ou depois) pode economizar minutos preciosos no trajeto.

Encontrar rotas alternativas para onde você precisa ir. Às vezes um caminho um pouco mais longo pode apresentar menos trânsito, ou vice-versa. Perceber a flexibilidade que as ruas oferecem pode ser útil para quando temos que chegar lá – e rápido!

Fique alerta! Estar focado e alerta aos riscos não significa ter medo e ansiedade. Ao concentrarmos toda a nossa atenção nos pedestres e outros carros a nossa volta, temos uma sensação maior de controle, o que consequentemente nos acalma e nos faz dirigir melhor.

Deixar a manutenção do seu veículo sempre em dia com certeza é a dica mais importante. Se o seu carro está em ótimas condições, funcionando perfeitamente, você diminui muito as chances de algum imprevisto acontecer.