O vereador Claudinei de Almeida Lima (Podemos), de Santana do Paraíso, foi denunciado na Justiça por suspeita de recolhimento de parte dos salários de um assessor parlamentar. A denúncia foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Promotoria de Justiça de Patrimônio Público de Ipatinga.

De acordo com a denúncia, o ato praticado pelo vereador é semelhante aos casos dos vereadores denunciados e presos pelo Gaeco em Ipatinga, também no Vale do Aço, no primeiro semestre deste ano. Segundo o Gaeco, Claudinei de Almeida contratou um servidor como assessor de gabinete e passou a exigir dele que fizesse a devolução de R$ 1 mil mensalmente. Os valores eram repassados a uma terceira pessoa, que também foi denunciada, em benefício de apoio político.

Ainda segundo a denúncia, os repasses ocorreram durante o segundo semestre de 2018. Caso o assessor não cumprisse a ordem, ele corria risco de perder o contrato, segundo a apuração do Gaeco.

O assessor contratado pelo vereador foi ouvido pelos investigadores e confirmou os repasses. A terceira pessoa envolvida também confirmou as denúncias, porém, disse que os valores repassados eram um ajuste entre ela e o assessor, sem interferência do vereador denunciado, que negou envolvimento.

De acordo com o Gaeco, “as investigações foram pela conclusão da participação direta do parlamentar após análise de provas objetivas e subjetivas”.

Em nota, o vereador disse que já havia prestado esclarecimentos para o Gaeco. "Fiquei surpreso porque eu não tenho nada de envolvimento com essa situação, sempre fui um homem honesto e trabalhador. Eles perguntaram se eu queria deixar meu celular para perícia e eu deixei porque não tenho envolvimento nesse caso. Estou à disposição da Justiça para ser ouvido a qualquer hora que for preciso", disse.