As obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Rubim do Sul, na BR-367, que liga Almenara a Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, está em fase avançada.  A estrutura já está montada e irá substituir a antiga ponte de madeira que havia no local.

A antiga estrutura estava em péssimas condições, não suportando o tráfego de veículos pesados, correndo risco de queda iminente. Revoltados com a demora das autoridades responsáveis em tomar providências, populares atearam fogo à estrutura, que foi completamente destruída, em setembro de 2015, ou seja, há quase quatro anos.

Um paliativo havia sido uma ponte metálica do Exército Brasileiro que foi retirada em novembro de 2018, tendo sido substituída por um desvio feito por uma empresa contratada pelo DNIT. Infelizmente, este desvio não suportou o volume de água do rio Rubim do Sul, que transbordou durante as chuvas de dezembro e levou a estrutura embora.

A obra está sendo conduzida pela empresa Minas Brasília e dá uma esperança para os moradores da região, que há anos vêm sofrendo para se locomover, principalmente para o Sul da Bahia, que possui muitos pontos turísticos, como Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Caravelas, entre outros. Aumenta também a possibilidade de aumento na escoação de mercadorias, aquecendo a economia local.