No primeiro dia, 6 de junho, aconteceu palestra ministrada pelo Professor Dr. Marcos Scalércio, que trouxe em tela ASPECTOS POLÊMICOS DA REFORMA TRABALHISTA. O palestrante é Juiz do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de São Paulo.

No dia 7 de junho, o Professor Dr. Luís Carlos Gambogi discorreu sobre o tema BREVE VIAGEM PELA FILOSOFIA E PELA CIÊNCIA DO DIREITO. O palestrante é Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O Seminário teve como objetivo: oferecer aos estudantes de Direito da ALFA, bem como aos profissionais da área jurídica de Almenara e região, estudo de temáticas relevantes relacionadas à Ciência do Direito.

A Câmara Municipal de Almenara se fez presente, sendo representada pelo Presidente Romércio Gobira, demais Vereadores Aílton Ferreira de Oliveira (Tim do São Francisco) e Exupério Ferreira Pires (Peca), acadêmicos do 2° Período do Curso de Direito da ALFA.

O evento foi prestigiado também por Dr. Moisés Batista Abdala (Promotor de Justiça da Comarca de Almenara e Professor da ALFA). Dr. Lucas Fonseca Silveira (Juiz de Direito da Comarca de Almenara), jornalista Sebastião Lobo (Diretor do Jornal Vigia dos Vales), DrNangel Cardoso, Dr. Manoel Bezerra, Dra. Isméria Espíndula Abdala, Dra. Amanda de Campos Araújo, Ana Valéria Sousa Campos Pimenta, Átila CairesDra. Lecinaide Santana, Dr. Luciano Patente Silva e Dra. Manuela Silveira (Professores da ALFA), Irma Leolino (Chefe de Gabinete, representante do Prefeito Ademir Gobira), Professora Dra. Maria Antônia Amorim, Vinícius Torres (Diretor do Presídio de Almenara), entre outros.

Bela e oportuna homenagem foi prestada a Colatina Almeida Santos (Dona Taty) pela Faculdade de Almenara,, acadêmica do 1° Período do Curso de Direito da ALFA, que, aos 84 anos, dá exemplo de que a busca pelo conhecimento não tem idade.

Cabe aqui, também, destaque especial aos painéis apresentados pelos acadêmicos do Curso de Direito da ALFA, com temas relevantes, numa demonstração clara de que a Faculdade Almenara tem realmente educação de qualidade. A apresentação do seminário ficou a cargo de Carlos Eduardo e Olivia Almeida, acadêmicos do Curso de Direito da ALFA.

O Diário de Jequitinhonha, representado pelo jornalista João Avelar, agradece o honroso convite por parte da Faculdade de Almenara, nas pessoas da Dra. Benícia Neder Pinheiro Damasceno (Coordenadora do Curso de Direito e Presidente da Subseção OAB/Almenara), Brites Santos Neris (Gerente Administrativa da ALFA) e Cleide Alves Lima (Coordenadora Pedagógica da ALFA).