A Secretária Estadual de Educação, Júlia Sant’Anna , visitou o Norte de Minas, nessa quarta-feira (13), e se reuniu com diretores de escolas públicas de Montes Claros e com representantes da Unimontes. Em entrevista ao MG2, ela disse que a grande preocupação dos diretores é com a infraestrutura das escolas.

“No tema relacionado a infraestrutura a rede andou sofrendo muito, está com questões de infraestrutura bastante importante. Mas esse governo chega e já começa a tomar pé dos cofres públicos, vem fazendo alguns milagres. Foi muito interessante porque a gente comemorou com os diretores, a regularidade no fluxo de algumas despesas que são muito importantes para os diretores, como por exemplo a questão da merenda escolar. Houve um período que ela foi interrompida na execução estadual”.

A secretária informou também que serão realizadas obras em muros de duas escolas de Montes Claros. “Nós viemos anunciar a execução de duas obras. A Escola Estadual Delfino Magalhães e a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso estão com situações críticas de muro e isso foi identificado como prioridade. Nós viemos acompanhar já o início da execução, o que é de extrema urgência para esse governo. Há alguns recursos em escolas que estão demorando para serem executados, então um grande esforço nosso é dar um apoio técnico para que esses os diretores possam executá-los, e muro é uma situação complicada e total prioridade do governo”.

Durante a entrevista, Júlia Sant’Anna também falou sobre os planos para a Unimontes que passou a ser vinculada diretamente a Secretaria de Educação. A Universidade possui o campus-sede em Montes Claros, mas tem Campi em outras cidades das regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia.

“Hoje a gente veio aqui na Unimontes conhecer o planejamento estratégico, junto com o reitor Padre Avilmar e já estamos fazendo alguns planos que em breve serão anunciados, em um trabalho de formação continuada de professores da rede estadual da educação básica com apoio da Unimontes”.

Ela também explicou que a segurança nas escolas é uma das grandes preocupações do governo. “Há uma situação gritante, uma necessidade extrema de apoio a professores e a gestores para terem condições de apoiar esses alunos especialmente nas áreas mais vulneráveis do estado. Esse trabalho de combate à violência precisa ser não só tratar em relação a segurança, como também trabalhar as habilidades sócio emocionais desses alunos. São alunos que muitas vezes vem de famílias muito sofridas e precisamos não só garantir a segurança, mas também ter um bonito trabalho em relação as habilidades sócio emocionais deles”, conclui.