O Segundo Pelotão de Corpo de Bombeiros da cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, foi acionado na manhã desse sábado, 5, para atender uma ocorrência envolvendo um senhor de 42 anos, em uma mina de exploração de turmalina, na região da Barra do Salinas, distrito de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha.

Segundo o cabo Márcio Augusto, Rafael Hermano Batista, de 42 anos, estava em uma mina de cerca de mil metros de profundidade com dois sócios e o filho de 12 anos. Eles tinham como objetivo reativar as escavações que estavam há mais de seis (meses) paradas. A visita tinha como objetivo analisar possíveis melhorias para a reativação.

Já no final do túnel, uma escada onde Rafael estava quebrou-se e ele caiu dentro de um poço d’água de cerca de 200 metros de profundidade. Durante a queda, ele teria batido a cabeça e desmaiado, com o corpo parcialmente submerso, acabou morrendo afogado.

Os amigos e familiares não tinham nenhuma condição de resgate. Foi quando acionaram a unidade de bombeiros. Devido às péssimas condições do lugar, com risco iminente de desabamento, a falta de ar e o desgaste da subida de mil metros em cordas, a retirada do corpo durou cerca de 4 horas.

Participaram dessa operação o soldado Vitor, sargento Renato e o cabo Márcio Augusto.