Em celebração ao Dia da árvore e ao início da Primavera, a cidade de Almenara-MG recebe na praça Dr. Hélio da Rocha Guimarães, o Projeto: Um poema em Cada Árvore, articulado na cidade pela OSCIP MONSA.

 O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, que utiliza as árvores como suporte para a leitura. A Mobilização Nacional constitui uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais, instituições e estudantes mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.

 Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos.

 O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e, premiação concedida pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.

O professor Municipal Helvio Sena Capocci aprovou a iniciativa. "Estão de parabéns pela iniciativa, Almenara está precisando de um pouco de cultura mesmo."

 Apesar de ser um incetivo a cultura na cidade, o jovem Lucas Gabriel Brandão, 19 anos, critica a postura de algumas pessoas que passam pela praça. "Fico espantado com a falta de educação de algumas pessoas, de rasgarem alguns poemas que estão expostos na praça central, pra que fazer isso? Os poemas não estão prejudicando ninguém, muito pelo contrário estão ajudando. Não quer ler não leia, mas também não rasgue. Espero que essas pessoas, um dia aprendam o valor que tem a cultura e o sentimento que é expresso num poema, e se arrependa de ter rasgado os poemas."

Video dos poemas na praça Dr. Hélio da Rocha Guimarães : https://www.youtube.com/watch?v=d8ZpagFLvPU

 

- Participe com poemas

 Qualquer pessoa pode colaborar com textos em verso. Os trabalhos devem ser enviados qualquer dia para o email [email protected], digitados em word, fonte Arial, tamanho 16. É necessário que o poema caiba em apenas uma página. Os textos enviados serão avaliados pela coordenação do projeto e selecionados conforme qualidade literária e adequação ao público. A participação no projeto é voluntária e não haverá pagamento de direitos autorais. Todo o material enviado poderá ser reproduzido na internet, no blog, Facebook e Flickr , preservando sempre a autoria de cada poema.

 

Encaminhe também as seguintes informações:

NOME COMPLETO/ BLOG OU SITE PESSOAL (SE TIVER)/

CIDADE E ESTADO/ DATA DE NASCIMENTO