O evento terá início às 13:30 horas  no auditório da Câmara Municipal, em frente a Praça Doutor Hélio Rocha Guimarães. Na ocasião, será apresentado à sociedade um diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município. Toda população está convidada a participar. E todos podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência.

 Os Fóruns Comunitários são exigências do Selo Unicef para com as cidades que concorrem na edição 2013/2016. Devem ser realizados dois, sendo o primeiro até o dia 16 de agosto deste ano e o segundo apenas em 2016.

   - O que é o Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência. A lista completa dos municípios está disponível na página do Selo: www.selounicef.org.br

   - Quem conquista o Selo UNICEF

Quem conquista o Selo é o município. Os prefeitos precisam articular e envolver todos os setores no planejamento e na execução de ações pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando inclusive a participação da comunidade e dos próprios meninos, os maiores interessados no fortalecimento das políticas públicas para a infância e a adolescência.

 O reconhecimento do UNICEF é, portanto, uma conquista de todos os atores sociais, fruto da união de esforços pela melhoria da vida das crianças e adolescentes. Por isso, recomenda-se a criação da Comissão Municipal Pró-Selo, com diferentes integrantes. Entre eles, destaca-se o papel do articulador municipal do Selo, do CMDCA e dos próprios adolescente.