A cidade de Almenara passa por um grande momento de revitalização de seus espaços públicos com melhorias da imagem e qualidade de vida da população. Desde então, relativamente, os espaços públicos do município ficaram estagnados por mais de uma década, a partir de 2010 com a inauguração da praça Esportiva Hamilton Gonçalves, do Programa Minas Olímpica Saúde, no Bairro Darwin Cordeiro, o cenário apresentou sinal de mudanças.

No cenário atual intervenções paisagistas significativas estão sendo implantadas na Praça Central Dr. Hélio Rocha Guimarães. A recuperação vem sendo concebida com parceiros privados, empresas que garantiram recursos para a realização da intervenção nos canteiros. Com as obras em andamento, a Praça Central, acima de tudo, reafirma a importância do convívio: entre o passado e o presente, entre o urbano e o natural, entre todas as linguagens e entre todos nós.

Segundo o servidor público Marcos Clébio, que passa todos os dias pela praça, ela está linda. "Essa praça estava um pouco abandonada. Hoje, a população está voltando a utilizá-la. Agora ela está muito mais bonita. Está muito mais aconchegante. Precisamos conservá-la ao máximo", disse.

Todas revitalizações dos espaços públicos tem como principal objetivo de voltar a desempenhar seu papel para a população, desde o de imagem unitária de pertencimento à comunidade até o de fortalecimento da auto estima, além de resgatar a história, melhorar a imagem do Vale do Jequitinhonha no Estado e estimular o desenvolvimento urbano. A revitalização da Praça Central é apenas uma das ações em desenvolvimento pela Prefeitura Municipal, que pretende estendê-la para outras praças da cidade e também na orla da praia, além do Aeroporto Cirilo Queiros que será reformado pelo Governo Estadual.

Outro exemplo recente bem sucedido de revitalização no município foi a construção do Mercado Odilon Santana, até então as barracas dos feirantes funcionavam abertas, improvisadas, no meio da rua. Com a mudança para o “Mercado Novo” nessa semana, entre muita euforia, a limpeza visual no centro já ficou bastante perceptível. Além disso, o mercado trouxe mais conforto aos donos de barracas e aos seus clientes, e garantiu um local mais seguro e higiênico para todos.

Esses exemplos e tantas outras revitalizações, não citadas, realizadas no municípo de Almenara mostram tanto a importância quanto a viabilidade de se propor hipóteses de qualificação do espaço urbano, para que esses locais recuperem a relevância do passado na vida atual, compreendendo a constante transformação da população que podem ser um imóvel abandonado, uma praça sem cuidados, ou até construções maiores como um mercado.