Um bebê, que nasceu prematuramente, na noite desta quarta-feira (12), em Jacinto (MG), precisou ser transferido com urgência para uma UTI Neonatal. A transferência foi feita por terra até Almenara, em uma ambulância da prefeitura de Jacinto, de onde seguiu de avião à cidade de Teófilo Otoni. A partida aconteceu na tarde dessa quinta (13), no Aeroporto Cirilo de Queiroz.

O avião que fez o transporte da criança, pertence à Polícia Militar que mantêm parceria com o Transporte Aeromédico do Samu. Para a viagem, foi utilizada a linha aérea recém inaugurada do Samu, que a partir de agora, será usada para esse e outros casos complexos.

O transporte envolveu médicos, enfermeiros, além dos pilotos e de toda aparelhagem necessária para esse atendimento. Segundo informações obtidas pelo Diário do Jequi, a criança nasceu de parto cesárea, mas devido a sua prematuridade, seu quadro evoluiu para um intenso desconforto respiratório.

Voo a disposição da população

Para o médico, Dr. Leonardo Dorato, esse transporte é muito bem-vindo, principalmente para a saúde dos pacientesPor terra, além de estradas ruins, são várias horas de transporte. Já com o meio do transporte aeromédico, o tempo gasto é muito menor, além dos riscos à saúde do paciente diminuírem.

Sobre o trabalho que desenvolve no Samu, o médico diz que ama o que faz e destaca importante desse transporte na região, principalmente pela rapidez e segurança oferecidas.