A cidade de Santo Antônio do Jacinto, localizada no Vale do Jequitinhonha, enfrenta uma verdadeira calamidade pública devido aos estragos provocados pelas intensas chuvas dos últimos dias. A população local está vivenciando momentos de aflição, com muitas casas destruídas, o centro da cidade alagado e diversas famílias desabrigadas.

Até o momento, a prefeitura local ainda não se manifestou oficialmente sobre as medidas adotadas para atender aos moradores afetados. A defesa civil, no entanto, está empenhada em socorrer aqueles que se encontram em situação crítica. 

Neste cenário de dificuldades, a solidariedade da comunidade tem se destacado, especialmente através da atuação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que, por meio do projeto Missão Calebe, tem desempenhado um papel fundamental no suporte às vítimas do desastre. Jovens da igreja, de forma voluntária, estão mobilizando esforços para socorrer as pessoas afetadas, fornecendo assistência imediata e estabelecendo um centro de arrecadação de donativos.

Os membros da igreja lançaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar donativos destinados aos desabrigados. Esta iniciativa tem sido vital para suprir as necessidades básicas daqueles que perderam suas casas e pertences devido às inundações.

Enquanto a comunidade se mobiliza para ajudar, é importante que a população esteja ciente de como se comportar em dias de chuvas intensas com alagamentos. Algumas dicas fundamentais incluem:

  1. Busque abrigo seguro: Em caso de chuvas fortes, procure um local seguro para se abrigar, longe de áreas alagadas.

  2. Evite áreas de risco: Fique longe de encostas e regiões propensas a deslizamentos de terra.

  3. Mantenha-se informado: Esteja atento às informações da defesa civil e autoridades locais. Mantenha-se atualizado sobre as condições meteorológicas.

  4. Não atravesse áreas alagadas: Evite caminhar ou dirigir em ruas inundadas, pois as águas podem esconder perigos desconhecidos.

  5. Colabore com as autoridades: Siga as orientações da defesa civil e outros órgãos responsáveis durante períodos de crise.

A situação em Santo Antônio do Jacinto requer esforços conjuntos da comunidade, organizações religiosas e autoridades locais. Enquanto a cidade busca se reerguer, a solidariedade e ações coordenadas são fundamentais para superar os desafios impostos pelas fortes chuvas.