Por pouco não terminou em tragédia um acidente envolvendo um micro-ônibus da prefeitura raçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) que soltou uma das rodas dianteira, na BR-367,   a 5 km de Diamantina, na mesma região.

O acidente ocorreu por volta das 8h20m desta quinta-feira (16) e provocou pânico entre os 16  passageiros que estavam à bordo. Eles saíram às 3 horas da madrugada de Araçuai, para viajar por cerca de 330 km até Diamantina,  onde realizam tratamento de saúde. Ninguém se feriu. A última revisão do veículo ocorreu há dois anos, conforme informações da Secretaria de Saúde de Araçuai.

“ Antes do acidente, percebemos um forte cheiro de fumaça dentro do carro. Alertamos o motorista que chegou a parar e depois seguiu viagem. Nas proximidades de Diamantina, vimos uma roda atravessando a pista, quebrando uma cerca e caindo em um matagal. O ônibus ainda percorreu alguns metros e depois parou. Por sorte estava em uma reta e não ocorreu uma tragédia maior”; contou a dona de casa, Enedina Esteves, de 55 anos. Ela acompanhava o marido, José Natalino, de 65 anos, que espera uma prótese  em uma das pernas e faz fisioterapia em Diamantina.

Ela disse ainda que ficou sabendo que o veículo já havia apresentado problemas em viagens anteriores. “ É um absurdo a falta de manutenção. São vidas que estão sendo colocadas em risco.  Foi Deus quem nos salvou. Se o acidente estivesse ocorrido em uma descida, ia morrer muita gente;” afirmou Dona Enedina.

“ Meu pai tem 63 anos, tem problema de pressão alta e também faz fisioterapia em Diamantina para receber uma prótese em uma das pernas. Isso que ocorreu é um desrespeito ao ser humano. Fui até ao almoxarifado da prefeitura de Araçuai para saber detalhes do acidente e fui tratado com a maior indiferença; como se nada tivesse ocorrido”; lamentou João Aparecido Teixeira, de 35 anos, residente em Araçuai. A mãe dele também seguia no ônibus.

Entre os passageiros estavam duas crianças .  Um ônibus da prefeitura de Carbonita que vinha logo atrás, transportou os ocupantes até Diamantina.

 

REVISÃO EM 2016

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Araçuai, a médica Rita Capdeville disse que determinou apuração das causas do acidente.

Procurada pela reportagem, a secretária municipal de Educação, que também é vice-prefeita da cidade, a médica Rita Capdeville;  informou que o micro-ônibus passou por uma revisão em 2016. Ela não soube precisar a data de fabricação do veículo. " Não é muito novo"; disse ela.

A vice-prefeita informou ainda que a secretaria de Saúde possui um outro ônibus que transporta passageiros que realizam tratamentos fora do município. Ela disse que já determinou a apuração das causas do acidente e que outros veículos da prefeitura irão transportar os passageiros de volta à Araçuai.

 

Há 3 anos, acidente  no mesmo trecho, com pacientes de Araçuai, deixou 3 mortos

ônibus do Cismeje, transportava passageiros para tratamento em Diamantina, quando se chocou com outro, em agosto de 2015.

ônibus do Cismeje, transportava passageiros para tratamento em Diamantina, quando se chocou com outro, em agosto de 2015.

Coincidência ou não;  há três anos e na mesma rodovia, em  20 de agosto de 2015, três pessoas morreram e 26 ficaram feridas em uma batida entre dois ônibus no km 491 da BR-367 a cerca de 80 km de Diamantina. Um dos ônibus envolvidos era do Cismeje- Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Jequitinhonha- que  transportava pacientes que sairam de Araçuai,  para tratamento em Diamantina.

 O outro ônibus envolvido na tragédia, era  da empresa  Silviotur,  que levava passageiros de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, para Chapada do Norte.

O acidente ocorreu em uma reta e a hipótese mais provável é que o motorista do ônibus do Cismeje; que morreu no local, tenha cochilado. “ Ele era um motorista experiente”; lembrou a secretária de Saúde, Rita Capdeville.

O acidente ocorreu por volta das 6 horas da manhã daquele dia.