Os comerciantes do Vale do Aço estão otimistas em relação ao fluxo de vendas no Dia dos Pais. É o que indica um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio). De acordo com a pesquisa, que ouviu 259 empresários da região, para a primeira data comemorativa do segundo semestre do ano, cerca de 86,5% dos lojistas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo esperam que as vendas em 2018 sejam melhores, ou pelo menos iguais, se comparadas ao ano passado.

O comerciante Wellington Eduardo de Oliveira, que inaugurou recentemente sua primeira loja em Coronel Fabriciano e possui outras três em Timóteo, está confiante que as vendas para a data sejam tão boas na nova loja como costumam ser nas outras.

“A expectativa é das melhores. A gente espera pela crescente do mercado em Coronel Fabriciano e região. Devido ao Dia das Mães, com base nos dados que a gente já tem, neste ano foi muito melhor do que no ano passado. E pelo valor afetivo da data também, a gente acredita que este ano o Dia dos Pais vai ser muito melhor do que no ano passado”, afirma.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciantes da região, José Maria Facundes, além da questão afetiva, existe um conjunto de fatores que devem impulsionar as vendas. “A data do Dia dos Pais coincide com a liquidação de inverno. Essa liquidação de inverno, mais as promoções que os lojistas já fazem, com os produtos de lançamento e com o fator afetivo faz com que venha 'bombar' a economia”, diz.

De acordo com a opinião dos empresários, os produtos mais procurados pelos consumidores serão roupas (61,2%), calçados (14%) e smartphones (5,4%). Ainda segundo a pesquisa, 61% das pessoas que forem às ruas comprar presentes estarão dispostas a gastar entre R$ 70 e R$ 200, optando, principalmente, pelo pagamento em cartão parcelado na modalidade crédito. E para atrair mais clientes, os lojistas entrevistados revelaram investimentos em propagandas (67,4%) e em visibilidade de suas vitrines (27,5%).

Para conquistar novos clientes, o comerciante André Gonçalves, que possui uma loja de peças masculinas em Coronel Fabriciano há mais de 10 anos, vem investindo desde o ano passado em tendências de moda: as roupas iguais para pais e filhos, além das camisas com frases temáticas para a data.

“A gente tem acompanhado as tendências de mercado. A gente tem trazido não só peças iguais, mas algumas com frases temáticas, falando do pai e falando do filho, e isso tem sido responsável por um grande faturamento neste Dia dos Pais. Nestes 10 anos, eu posso falar que sempre foi uma data muito importante para a gente, mas nesses últimos, a gente criou uma expectativa maior. No ano passado a gente se surpreendeu muito com o resultado e neste ano esperamos um crescimento bem significante devido a ter investido nessa coleção pai e filho”, conta.

Horário de funcionamento
Segundo a pesquisa, a grande maioria dos empresários, 98,8%, não tiveram dúvidas em responder que o consumidor deixará para fazer suas compras somente na semana do Dia dos Pais, que é celebrado no dia 12 de agosto. E para ajudar os filhos que deixarão para comprar o presente de última hora, as lojas funcionarão com horário ampliado. Na sexta-feira (10), os empresários abrirão das 9h às 20h, enquanto no sábado (11), serão quatro horas a mais, das 9h às 17h.