Em 2017, Governador Valadares (MG) registrou 97 homicídios consumados. Em comparação com o ano anterior, quando foram 101 assassinatos, o número representa queda de 6% nesse tipo de crime. Esses dados fazem parte de um balanço da criminalidade apresentado na manhã desta quarta-feira (3) pela Polícia Civil.

“Há 12 anos não foram apresentados números assim na cidade. Data de 2006, o período em que Governador Valadares enfrentou a pior crise em relação aos homicídios, beirando os 300 consumados, e dali para cá houve preocupação no enfrentamento e combate ao homicídio. Esses resultados são fruto de um esforço das instituições de segurança pública de Minas Gerais”, explicou o delegado regional Fábio Sfalcin.

O delegado apontou ainda que Delegacia de Homicídios da cidade possui índice de apuração de 60% dos crimes, média bem superior à nacional, que é de 15%. Segundo Fábio Sfalcin, além do bom relacionamento entre as instituições de segurança pública, também colabora com esse índice a rápida resposta da PC após os crimes e ainda a colaboração da sociedade, que contribui com informações importantes por meio dos canais de denúncia anônima.

Em relação às tentativas de homicídio, os números também apresentam redução. Em 2017, foram 116 ocorrências contra 207 no ano anterior.

Tráfico de drogas