O FESTIVALE é um dos maiores eventos culturais do Brasil e da América Latina. É o mais longevo, acontecendo desde 1980, sempre em uma cidade da bacia do rio Jequitinhonha. É um momento de muita confraternização de artistas, grupos. agentes e gestores culturais do Vale do Jequitinhonha, no norte e nordeste de Minas, empoderando os movimentos de culturas populares.

É festa, alegria e reflexão sobre a criatividade humana. Durante toda a última semana de julho, os participantes se envolvem em Oficinas, mostra, exposição de artesanato, fotografias, artes plásticas, cine-video, livros, teatro e outras manifestações artísticas e culturais. 

Em BH, sempre há o lançamento do Festivale para divulgar pra mídia e juntar o povo do Vale que vive na Capital mineira. Em 2015, o FESTIVALE aconteceu no Salto da Divisa, quase no sul da Bahia. Em 2016, em Jequitinhonha, no mês de outubro. Há shows musicais de representantes de músicas de raiz, debates, Noite Literária e Festival de Música.

Artistas como Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Saulo Laranjeiras, Pereira da Viola, Tau Brasil, Lucinho Cruz, Tizumba, Tambolelê, Titane, Bilora, Chico Lobo, Wilson Dias e tantos outros são presenças garantidas em muitos FESTIVALES.

(Foto: Reprodução pedraazulmg.com)