A cidade de Serro, no Alto Jequitinhonha, inaugurou, nessa sexta-feira (18), um Museu Virtual das Tradições do Serro, um espaço digital criado especificamente para receber e armazenar informações sobre as tradições culturais da cidade.

O museu foi uma iniciativa da prefeitura municipal de serro, que contou com a colaboração da população local e tem, em seu conteúdo, textos, fotos, sons e vídeos retratando os costumes locais.

A criação do museu fez parte de um convênio firmado entre a prefeitura e a empresa Anglo American, dentro do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural do Serro. Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Farnesi, a iniciativa surgiu da parceria entre prefeitura, SEBRAE, Museu Casa dos Ottoni e a empresa para valorizar, difundir e fortalecer a cultura. O projeto demandou dois anos de pesquisas e contou com a consultoria da historiadora Clotildes Avellar Teixeira, doutora em ciência da informação e especialista em gestão do patrimônio cultural. A idealização é da Historiarte e o espaço digital terá acompanhamento de um comitê gestor.

Clotildes explica que o museu contempla aspectos da cultura imaterial do Serro, como as celebrações religiosas, a Festa do Rosário e outras tradições que revelam a riqueza cultural do município nascido no século 18. “É um espaço em constante movimento, que será alimentado pela população com novos dados”, afirma a pesquisadora.

Depois de sábado (19), todo o conteúdo do museu está disponível para visitação no site