Na manhã desta quinta-feira (30), servidores federais fizeram uma manifestação no centro de Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

Servidores do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas) se uniram aos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em um protesto por melhores condições de trabalho. Eles fizeram uma passeata na Avenida Olindo de Miranda, distribuindo panfletos nos semáforos e no antigo Mercado Municipal.

Os funcionários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – estão em greve nacional desde o dia 07. Foram paralisadas todas as atividades executadas nas agências. A paralisação é por tempo indeterminado e faz parte da campanha salarial do ano, que tem um comando nacional unificado.

O processo de greve foi aberto com base na Lei federal nº  nº 7.783, de 28/6/1989, que regulamenta esse direito dos trabalhadores. Depois de vários meses e tentativas de negociação, sem sucesso, as entidades sindicais iniciaram o processo de greve, com a publicação de editais específicos, realização de assembleias e comunicado oficial aos ministérios e órgãos envolvidos.

A paralisação nos postos do INSS deve afetar os atendimentos relativos às requisições de aposentadorias, pensões e auxílios; marcação de perícias e outros serviços referentes a benefícios previdenciários.