O Brasil e a Suécia chegaram a um acordo para a assinatura do contrato financeiro que garantirá acompra de 36 aviões de caça Gripen NG da empresa sueca Saab, segundo informou o Ministério da Defesa.

Em 2013, depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou a compra dos caças, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024 (conheça a aeronave no vídeo ao lado). A venda dos aviões militares Gripen de nova geração foi acordada com a Saab por US$ 5,4 bilhões.

Segundo o Ministério da Defesa, o governo brasileiro recebeu nesta semana representantes do governo sueco e ficou acordado que o Brasil pagará uma taxa de juros de 2,19% ao ano no contrato. No início das negociações, segundo a pasta, a taxa era de 2,54%, o que implicaria custos maiores ao governo brasileiro.

O Brasil já havia assinado, em 2014, o contrato comercial e, nesta semana, as negociações foram em torno do contrato financeiro do projeto. Esse documento precisa, ainda, passar pela aprovação do Senado – tanto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) quanto no plenário da Casa.

O contrato do chamado projeto Gripen NG envolve, além dos caças, o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras, segundo o Ministério da Defesa.

As 36 aeronaves serão usadas para defesa aérea, policiamento do espaço aéreo e ataque e reconhecimento. A primeira unidade aérea a receber o novo modelo deverá ser o 1° Grupo de Defesa Aérea, com sede em Anápolis (GO), segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na época em que a compra foi anunciada.