Lançado na noite dessa quinta-feira, 12 de janeiro, o projeto “Mãos à Moda” tem o objetivo de resgatar a identidade e a confecção autoral, estimulando a formação da mão de obra de jovens da região. Para o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, “a ação valoriza a cultura regional e confecção autoral do Baixo Jequitinhonha”.

A estratégia do projeto é tornar mestres artesãs que têm o trabalho reconhecido nacional e internacionalmente multiplicadores de conhecimento, por meio de diversas atividades que serão realizadas com os participantes. Algumas puderam ser conferidas no evento de lançamento, que contou com atrações culturais, desfile e feira de artesanato.

Empreendedorismo e capacitação

A qualificação empreendedora para consolidar e dar visibilidade ao artesanato têxtil, como bordados, tecelagem e peças em patchwork, também será um dos pilares que serão trabalhados pelo projeto. Inicialmente, a ação contempla a cidade de Almenara, que tem 60 artesãs cadastradas, mas com perspectiva de expansão para municípios vizinhos por meio do mapeamento dos grupos produtivos do território. 

A presença do Sebrae Minas garante a realização de oficinas gratuitas, nas quais artesãs e artesãos serão orientados para qualificar suas produções de moda têxtil. “O objetivo é dar autonomia e capacidade para facilitar o acesso a novos mercados, fomentar a economia local e gerar renda e inovação social por meio da cadeia produtiva da moda, incentivando o empreendedorismo na região”, pondera Gobira.

PUBLICIDADE

O analista do Sebrae Minas, Humberto Rodrigues, reforça que é necessário organizar a produção e capacitar os empreendedores. “Nosso intuito é conectar toda a cadeia das artes da região, para que se torne um fator competitivo, agregando valor aos produtos e, dessa forma, contribuindo para desenvolvimento de todo o território e transformando a vida dos artesãos”, destaca. 

Parcerias

O projeto “Mãos à Moda” conta com a adesão de instituições parceiras, como o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A artesã Adelicia Amorim, de 87 anos, é referência na região quando o assunto é bordado. Ela afirma que a solidariedade entre os artesãos e a troca de experiências durante o processo de produção fazem toda a diferença. "O projeto é muito importante porque quanto mais pessoas conhecerem o nosso trabalho, mais ele será valorizado”, finaliza.

___________________________________________________

Mariana Starling - Jornalista Profissional (MG 09777 JP) 

W. Agência de Comunicação Política